quinta-feira, 19 fevereiro, 2026
HomeMemorialGreca e Zacharow: quedas estavam anunciadas

Greca e Zacharow: quedas estavam anunciadas

Rafael Greca
Rafael Greca

Quando Rafael Waldomiro Greca de Macedo, ex-prefeito, ex-ministro do Esporte e Turismo (com FHC) aliou-se com aqueles em cima dos quais fizera toda uma carreira de oposição – Requião e os peemedebistas -, nunca imaginou que iria entrar num ciclo de descenso político.

“Ele nunca mais se recuperou. Deve ter sido alguma maldição de Jaime Lerner”, disse ontem à coluna, um jornalista especializado em política, ao analisar aqueles que ‘rodaram’ fragorosamente nas eleições de domingo, para deputado federal.

Greca teve apenas 30 mil votos.

O ex-prefeito talvez seja o exemplo mais emblemático de “uma queda em parafuso”, observa a mesma fonte, recordando que Greca tem amargado derrotas nas urnas, de lá para cá. Nunca mais foi eleito.

André Zacharow
André Zacharow

Outro que não surpreendeu pela derrota fragorosa foi André Zacharow: não passou dos 19 mil votos em sua tentativa de voltar à Câmara dos Deputados (ficando na 56 posição entre os candidatos).

Zacharow, lembra-se o eleitor, tinha como grande fonte de referência para suas campanhas a Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), mantenedora do Hospital Evangélico de Curitiba.

Seu grupo, no entanto, depois de 20 anos no comando da SEB, foi defenestrado pelos conselheiros da instituição. A nova diretoria da SEB, eleita em 2012, herdou R$ 300 milhões em dívidas, um dos fatores que teriam trabalhado contra Zacharow, mais as questionáveis emendas parlamentares que ele conseguiu (R$ 3 milhões) para a formação de “guias de turismo” (via Internet), uma situação esdrúxula no contexto da Faculdade Evangélica. O destino dos recursos foi questionado pelo Tribunal de Contas da União e a SEB até agora amarga esse “efeito Zacharow”. Além de que o ex-deputado é investigado pela Polícia Federal, sob determinação do ministro Celso de Mello. A alegação é de que teria usado funcionários do Evangélico, em horário de expediente, para fazer sua campanha de 2010.

Leia Também

Leia Também