quinta-feira, 28 agosto, 2025
HomeMemorialGrandes marcas de Rubens Meister em Curitiba

Grandes marcas de Rubens Meister em Curitiba

Ário Taborda Dergint, Rubens Meister, Fernando Bini
Ário Taborda Dergint, Rubens Meister, Fernando Bini

Ário Taborda Dergint me dizia ontem, a propósito de Rubens Meister, o arquiteto, que o mestre, entre as muitas obras suas, que marcaram Curitiba por uma linha modernista, houve a Igreja do Bom Pastor, em Vista Alegre das Mercês.

Na verdade, ele projetou outros templos, católicos e protestantes.

Por sua morte, o pároco do Bom Pastor, um Padre da congregação Xaveriana, celebrou missa de sétimo dia. E fez uma prédica agradecida ao arquiteto, especialmente pela doação do projeto que permite refrigério espiritual num cenário moderno. E, em dado momento, cravou:

– O professor Rubens Meister, que era luterano, não nos cobrou nada pelo projeto, que não tem preço.

Se o arquiteto tivesse sido um católico, não sei se essa generosidade aconteceria…

RUBENS MEISTER (2)

Dentre outros marcos de Curitiba que têm a assinatura de Rubens Meister estão: o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura; a sede da FIEP na Rua Cândido de Abreu; a Rodoferroviária de Curitiba, e a mais importante de todas, o Teatro Guaíra.

RUBENS MEISTER (3)

Na verdade – esclarece Ário – o projeto de Meister ficara colocado em terceiro lugar no concurso nacional para o Guaíra. Mas o governador Bento Munhoz da Rocha Neto, cuja vida foi marcada por enorme sensibilidade artístico-cultural, escolheu o projeto do professor Rubens Meister. E ponto final.

E mais ainda, diz Ário Derginti:

– A partir daquele dia, Bento não mais tratava de temas que envolvessem o Estado e Arquitetura. Mandava, simplesmente, que os interessados procurassem Rubens Meister.

Ainda sobre o projeto do Guaíra, Ário recorda quão excepcional foi o trabalho de Meister: nenhum outro teatro brasileiro de grande porte teve boca do palco (multiuso) como a do Guaíra: 18 metros.

Leia Também

Leia Também