terça-feira, 12 novembro, 2024
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Golpes digitais em idosos crescem no Brasil

Assessoria – Se você, seus pais, tios ou avós possuem um celular, provavelmente já receberam uma mensagem supostamente enviada por uma instituição financeira, solicitando dados pessoais e financeiros, alertando sobre uma compra indevida ou até pedindo autorização para uma transferência bancária. Mas atenção: isso pode ser um golpe.

Os golpes bancários são classificados como violência patrimonial contra idosos. Somente este ano, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania já registrou mais de 36 mil denúncias no Brasil, uma média de um caso a cada dez minutos. Isso representa um aumento de quase 8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos últimos três anos, houve um crescimento de 60% nas tentativas de golpes financeiros em idosos no Brasil.

“Os golpistas, fraudadores e pessoas mal-intencionadas aproveitam da vulnerabilidade tecnológica e emocional desse público para aplicar golpes que envolvem engenharia social e manipulação psicológica”, conta a especialista em estratégia de segurança do Sistema Ailos Carla Cristina Pereira.

Ela ressalta que os golpistas exploram o sentimento humano, em situações de riscos, de medo ou de urgência para aplicar os golpes. “E os golpistas estão cada vez mais habilidosos”, lamenta.

As vítimas, muitas vezes, acabam fornecendo dados bancários, senhas e até entregando seus cartões a criminosos que se passam por funcionários de instituições financeiras.

Principais golpes e como evitar

A Viacredi, uma cooperativa Ailos, tem investido em campanhas focadas nos seus cooperados, para garantir que entendam como os criminosos atuam e como se proteger. A cooperativa recomenda que familiares também se envolvam, orientando seus parentes sobre o uso seguro de tecnologias digitais e transações financeiras.

A seguir, veja os principais golpes aplicados e como evitar:

  • Golpe da falsa central telefônica: O criminoso se passa por funcionário de uma instituição financeira e pede dados pessoais e financeiros da vítima, alegando irregularidades na conta. Para evitar, nunca forneça informações por telefone e sempre confirme a origem da chamada pelos canais oficiais.
  • Golpe do falso empréstimo consignado: O fraudador oferece empréstimos vantajosos e solicita um depósito antecipado para liberar o dinheiro. Nunca faça pagamentos antecipados para garantir um empréstimo.
  • Golpe da ajuda em Postos de Atendimento: O bandido oferece ajuda no caixa eletrônico para roubar a senha e trocar o cartão. Nunca aceite ajuda de estranhos; sempre procure um funcionário identificado.
  • Golpe de vendas falsas: Criminosos criam sites falsos de comércio eletrônico, com promoções de viagens e oferecem itens a preços muito baixos. Verifique sempre a autenticidade da loja e desconfie de promoções exageradas.
  • Golpe de link falso: Golpistas enviam links falsos por e-mail, SMS ou redes sociais que parecem legítimos. Ao clicar no link, você pode ser direcionado a um site fraudulento ou baixar um software malicioso. Sempre verifique o endereço do link antes de clicar, desconfie de mensagens que pedem ações urgentes e, se possível, vá diretamente ao site oficial em vez de clicar em links desconhecidos. De um modo geral, os criminosos querem ter acesso ao celular da vítima.

Lembre-se: A cooperativa nunca liga ou envia mensagens pedindo seus dados, como número da conta e senha. Nunca clique em links suspeitos e não permita acesso remoto ao seu computador ou celular. Desconfie de mensagens urgentes pedindo dinheiro e sempre confirme a identidade do solicitante por outro meio, como uma ligação telefônica. Veja demais informações sobre segurança digital neste vídeo divulgado pela Viacredi.

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