
Blog do Israel Reinstein
Chamou atenção dos leitores do portal HojePR o movimento pela derrubada do veto do governador Ratinho Junior sobre o projeto de gestão de resíduos sólidos, mais conhecido como gestão do lixo. Numa votação rápida, a Assembleia Legislativa derrubou dois artigos, os quais o governador cancelou por permitir que o Paraná importe lixo de fora e que o Paraná permita aterros com lixos tóxicos.
O projeto de lei vem sendo bombardeado pelo setor ambiental, que tinha tido o apoio do governador para retirar estes dois itens. Mas a Assembleia derrubou o veto do governador por 29 a 13 votos contrários, com 12 ausências. A oposição votou pela manutenção do veto do governador Ratinho. Já o líder do governo, Marcel Michelleto (PSD) e o ex-secretário de Meio Ambiente, Márcio Nunes (PSD) votaram pela derrubada do veto do governador. Por ser o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), não votou.
Agora esse projeto volta ao governador para ser sancionado ou pode ser sancionado pelo presidente da Alep, Ademar Traiano. Já a oposição, sob a batuta dos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT), vão à Justiça questionar a constitucionalidade desse projeto. O HojePR vai continuar acompanhando esse caso e pretende aprofundar o tema para saber mais detalhes do porquê os deputados optaram por permitir que o Paraná se tornasse uma “lixeira” para resíduos de outros estados.
