HomeAgenda CulturalGaleria Ponto De Fuga recebe exposição "The Last Resort"

Galeria Ponto De Fuga recebe exposição “The Last Resort”

Assessoria – Quais são as nuances do consumo excessivo de medicamentos em uma era marcada pela efemeridade e busca desenfreada por prazeres e soluções imediatas?  De 25 de junho à 6 de julho, a Galeria Ponto De Fuga apresenta a exposição gratuita The Last Resort (O Último Recurso), do artista independente Vicenzo Arendt. Com curadoria de Kamila Bach, o evento celebra uma nova abordagem conceitual e de técnica na carreira do artista.

A exposição surge como resultado de um meticuloso processo de pesquisa e experimentação, evidenciando técnicas de colagens, que utilizam cartelas de remédios sob o canvas em branco. Esta é uma série inédita no trabalho do artista Curitibano, que tradicionalmente trabalhou a pintura como meio de expressão.  

A série The Last Resort oferece ao espectador a pesquisa do artista sobre as entrelinhas do consumo excessivo de medicamentos. Arendt começou a observar dentro de casa os descartes de medicamentos que eram receitados aos seus familiares e a si, e teve a ideia de coletar este material para arranjá-lo em obra de arte. Dentro desta perspectiva, o artista lança um olhar implacável sobre os excessos e abusos dos fármacos versus a vulnerabilidade e fragilidade da existência humana. 

Em paralelo às colagens, a série The Last Resort apresenta pinturas figurativas de corpos masculinos desprovidos de identidade facial, uma escolha estética que incita o público a explorar as camadas mais profundas e ocultas do ego. Os corpos diversos que não carregam identidade apresentam ao visitante a possibilidade de autoconhecimento, pois para o artista, o ego é impulsivo e portanto desapegar-se dele é o caminho rumo à sincera identidade de quem se é.

A dança das borboletas. Foto: VICENZO ARENDT

A presença recorrente da borboleta nas obras desta exibição atua como um elemento unificador das obras. A simbologia de metamorfose e renovação  aponta para a possibilidade constante de transcender as limitações impostas pelos “últimos recursos” percebidos socialmente. A borboleta, como elemento de paridade da série vira um ícone de renovação, redenção e liberdade, convidando o espectador a repensar suas próprias escolhas na busca da cura do corpo e da alma.

Vicenzo Arendt é artista visual independente e vive entre Curitiba e São Paulo. Através de pinturas e fotografias, pesquisa a relação entre poéticas visuais contemporâneas e registros imagéticos da evolução teórica da história da arte. Em seus estudos recentes, ele perscruta as conexões entre corpo, mente, alma e espaço, refletindo acerca do próprio sentido de existir. Arendt é Bacharel em Administração, UP – Curitiba e em Publicidade e Propaganda, UTP – Curitiba. É Especialista em Museologia e Arquivologia, UP – Curitiba e em Produção Cultural, Belas Artes- SP. Frequentou o curso de extensão em pintura contemporânea com embasamento clássico, na Academia de Belas Artes de Firenze, Itália. Participou de exposições coletivas em Curitiba, São Paulo e Firenze. Exposições individuais em Curitiba: Inquietações – Círculo Galeria; Helena – Aretto CO.

A exposição The Last Resort estará aberta ao público na Galeria Ponto De Fuga em Curitiba a partir do dia 25 de junho até 6 de julho, das 18h00 às 23h00.

Serviço

  • Local: Galeria Ponto De Fuga
  • Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1990, Curitiba, PR
  • Abertura: 25/07/2024 às 18h
  • Visitação: 25/07/24 à 06/07/24, das 18h às 22h
  • RSVP para a abertura: (41) 98721-6458
  • Entrada livre (RSVP apenas para a abertura) 
  • Classificação livre 
  • Mais informações
Leia Também

Leia Também