domingo, 7 dezembro, 2025
HomeDestaqueFrescor e precisão técnica no Aizu Japanese Cuisine

Frescor e precisão técnica no Aizu Japanese Cuisine

Assessoria – No Aizu Japanese Cuisine, a cozinha é conduzida por dois pilares essenciais da alta gastronomia japonesa: controle técnico rigoroso e frescor absoluto dos insumos. Processos longos de preparo, fermentações naturais, cortes precisos e métodos de cocção cuidadosamente aplicados definem a identidade da casa, sempre em diálogo com a sazonalidade e o melhor ponto de cada ingrediente.

Entre os sabores que traduzem essa proposta está o Crispy Duck. A receita inspirada na culinária da região de Sichuan, na China, destaca a coxa de pato confitada que passa por 13 horas de cocção lenta, na sequência é desfiada e temperada com molho hoisin, que é um fermentado natural de batata-doce. O prato é acompanhado por cebolinha e pepino japonês fresco em julienne, e molho de gengibre picante, envoltos por uma fina panqueca cozida à vapor.

Também integram esse repertório shumais (foto) de massa delicada, recheados com camarões, preparados ao vapor e finalizados com leve tostagem superficial, servidos em cesta de bambu sobre folha aromática, acompanhados de street chili e geleia artesanal de pimenta da casa, que equilibram calor e suavidade.

Maguro Nuta e Nori Roll de Centollha com Crispy Rice. Créditos: Nini Gil

Outra expressão da cozinha do Aizu é o Nori Roll de Centolha com Crispy Rice (foto), em que a folha de nori envolve a base de crispy rice japonês, de textura leve e crocante, finalizado com tartar de centolha de preparo diário, úmido e suculento, temperado com spices japonesas e salsa fresca, servido com lâmina de avocado.

Já o Maguro Nuta revela a precisão no trabalho com pescado cru, a partir de fatias de sashimi de atum da parte do akami, porção magra do lombo, servidas com salada de brotos e especiarias japonesas, finalizadas com molho de kara miso enriquecido com toban djan, responsável por imprimir profundidade, umami e leve picância.

Esses pratos exemplificam a maneira como o Aizu constrói sua cozinha, a partir do produto em seu melhor momento, do domínio técnico e da combinação precisa entre frescor, textura, intensidade e equilíbrio de sabores.

Sobre o Aizu

Marcos Furtado, Mikhail Wakuda e Cristiano Felde. Crédito: Thabata Martin

O nome do estabelecimento homenageia a região de Aizu, na província de Fukushima, conhecida como o último reduto dos samurais e produtora de alguns dos melhores arrozais e saquês do Japão. A escolha carrega ainda um significado afetivo: o pai da proprietária, Hilda Igarashi, é natural dessa região, o que torna o nome do restaurante uma homenagem às suas raízes familiares.

Em Curitiba, o restaurante é sinônimo de alta gastronomia japonesa com sutilezas contemporâneas, influências das cozinhas da Tailândia, China e Vietnã e um olhar refinado para estética e equilíbrio.

Ao longo de uma década, o Aizu já recebeu reconhecimentos de veículos especializados e prêmios como Bom Gourmet e Top View, consolidando-se entre os endereços mais respeitados da capital.

Serviço: Aizu Japanese Cuisine

  • Endereço: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 2420 – Bigorrilho, Curitiba
  • Funcionamento: de segunda a quinta, das 19h às 23h30, sextas e sábados, das 19h às 00h30.
  • Reservas: 41.3043-0420 e 41.99960-8887 (WhatsApp)
  • Instagram: @aizu_restaurante
Leia Também

Leia Também