Até o final do ano, Foz do Iguaçu tem agendado 40 eventos de pequeno, médio e grande porte – hotelaria espera ocupação média de 70%
Assessoria
Foz do Iguaçu vai receber dois grandes eventos no mês de novembro, o que deve atrair mais de cinco mil participantes. O Desenvolve Paraná – Governo 5.0 será entre os dias 16 e 18 e o 5º Congresso Empresarial Paranaense e a 32ª Convenção Anual da Faciap nos dias 25 e 26. “Os eventos movimentam a tríplice fronteira. Hotéis, restaurantes, bares atrativos, compras, toda a cadeia turística e os profissionais do setor são envolvidos, o que inclui guias, motoristas e outros profissionais”, disse o prefeito Chico Brasileiro.
O prefeito cita o caso do Rally dos Sertões que injetou, em média, R$ 1 milhão por dia na semana da largada do evento em Foz do Iguaçu. “O rally movimentou mais de três mil pessoas em cinco dias. Em cinco dias, somente do evento foram 1,7 mil pessoas nas caravanas, entre técnicos, pilotos, famílias e voluntários”, completou.
Até o final do ano, adianta Chico Brasileiro, já estão programados 40 eventos de pequeno, médio e grande porte. A agenda inclui congressos, festivais de turismo, cultura e gastronomia, exposições, feiras, competições esportivas, reuniões sociais e apresentações.”São pessoas de todas as regiões do Brasil e de outros países participar destes eventos, garantindo visitação aos atrativos, ocupação da hotelaria, dos bares, restaurantes, todos os setores”, disse.
OCUPAÇÃO DOS HOTEIS
O presidente do SindHotéis, Marcelo Martini, disse que os grandes eventos, por sua vez, também movimentam os hotéis mais próximos e outros serviços. O retorno dos grandes eventos aquecem ainda mais todas as empresas do setor turístico. Os hotéis próximos também recebem os participantes . Assim como se intensifica o movimento nos restaurantes, churrascarias, bares, cantinas e cafés”, disse.
Segundo Martini, a hotelaria de Foz do Iguaçu está apta para receber qualquer tipo de evento, desde o mais simples até o mais complexo. São espaços que vão de salas para pequenas reuniões para 50 pessoas, passando por locais médios de até 500 pessoas, até auditórios com capacidade de receber público de quase 3 mil pessoas.
No total, os espaços para eventos, considerando no formato de auditório, se atingirem a capacidade máxima, podem receber quase 32 mil pessoas ao mesmo tempo. “Foz do Iguaçu e a hotelaria se prepararam para receber qualquer tipo de evento. Esse setor garante ocupação média de 70% nos 130 mil leitos da hotelaria de Foz e região”.