
O que é Experiência de Quase Morte (EQM)?
O termo refere-se à experiência de pessoas que estiveram muito próximas da morte, mas não morreram, e relataram suas impressões. Há diferentes relatos sobre tais experiências, desde a Antiguidade – entretanto, as pesquisas a respeito passaram a tomar foro de estudo científico especialmente a partir da difusão do trabalho de Moody, exposto no seu best-seller.
2 – CARACTERÍSTICAS DA EQM
Com base em suas pesquisas com pessoas que fizeram relatos dessas experiências (conhecidas também pela sigla EQM), Moody identificou algumas características comuns a elas, como, por exemplo: a sensação de estar fora do corpo, um sentimento de paz e ausência de dor, a impressão de passar por dentro de um túnel em direção a uma fonte de luz, o encontro com “seres espirituais”. Outros cientistas seguiram os passos de Moody e também se dedicaram ao estudo da EQM, como o médico holandês Pim van Lommel, autor da obra “Endless Consciousness: a scientific approach to the near-death experience” (“Consciência sem fim: uma abordagem científica da experiência de quase morte”, em tradução livre), não publicada em português, e a britânica Penny Sartori, que publicou “The near-death experiences of hospitalized intensive care patients: a five year clinical study” (“Experiências de Quase-Morte em pacientes internados em terapia intensiva: um estudo clínico de cinco anos”, em tradução livre), também inédito no Brasil.

3 – EQM EM DEBATE AQUI
Em agosto, o Instituto Ciência e Fé promoverá um debate sobre as EQMs, reunindo especialistas e estudiosos do assunto. O evento acontecerá no dia 16/08, às 10 horas, no auditório da Escola de Enfermagem Catarina Labouré, na Rua Jacarezinho, 1.000 (bairro Mercês, em Curitiba), com entrada franca para os interessados.
O debate será mediado – aberto aos interessados – pelo médico e vice-presidente do ICeFé Cícero Urban“.
Um dos especialistas que estará presente no debate é o médico Laércio Furlan, que trabalhou em Unidades de Terapia Intensiva por 35 anos, durante os quais teve contato com muitos pacientes terminais; outra presença será a do médico psiquiatra Dagoberto Requião, que, para além do seu trabalho profissional, teve uma EQM quando sofreu uma cirurgia em 2009. Ele relatará sua experiência pessoal.

4 – CARLOS HARMATH
Outro pesquisador a participar do debate é o psiquiatra Carlos Harmath.
Ele começou a estudar as EQMs a partir do seu interesse profissional em entender os fundamentos psíquicos do misticismo. Ele ressalta que os relatos a respeito das EQMs são universais, existentes em épocas distintas e culturas as mais variadas, mas com evidentes pontos comuns. “Esses relatos são provavelmente verídicos e têm algo a nos revelar.”, diz.
O ponto de vista católico será apresentado pelo padre e doutor em Teologia Moral pela Gregoriana de Roma, Ricardo Hoepers.