Assessoria – De 10 a 13 de setembro, evento gratuito reúne figurinistas, diretoras de arte, fotógrafas e cineastas para discutir o papel do figurino e sua relação com a narrativa. A Semana Online de Figurino – Vestindo Histórias é uma série de quatro encontros virtuais que mergulham no processo criativo do figurino e em seus diálogos com cenografia, fotografia, direção e caracterização. O evento, gratuito e com certificação, dá protagonismo à artistas que constroem a linguagem visual do cinema, do teatro e da publicidade no Brasil.
A programação inicia no dia 10 com a live “Homem com H e Outras Histórias: O Universo de Gabriella Marra”, que assinou o figurino do recém-lançado Homem com H, de Esmir Filho, também trabalhou em títulos como Meu Nome é Gal e Cyclone.
No dia 11, a live “Do Detalhe ao Plano Geral: Figurino e Espaço Compartilhado” discute a integração entre figurino, cenografia e fotografia. Participam Ana Bona, diretora de arte que atuou em filmes como O Filho Eterno, Mirador e Partiu América; Fabíola Bonofiglio, diretora de arte, arquiteta e cenógrafa, atua no audiovisual desde 2007; especializada em cenografia pela LABBA Firenze, participou de projetos exibidos em Tiradentes, Veneza, Sundance e San Sebastián, e soma 11 prêmios de Melhor Direção de Arte; Renata Corrêa, diretora de fotografia premiada no Festival de Gramado 2025 pelo longa Nó; e Kenia Coqueiro, artista visual e caracterizadora que pesquisa a estética dos corpos e a construção de identidades.
Já em 12 de setembro, a live “Figurinistas em Cena: Narrativa Visual através da Roupa” reúne três profissionais que traduzem histórias por meio da vestimenta: Ana Cardoso, que criou figurinos para campanhas do Google, Coca-Cola e para a série Vidas Bandidas (Star+); Patrícia Cipriano, artista que atua entre teatro, audiovisual e performance, com foco em expressões LGBTQIA+; e Mabe Roorda, formada em Design de Moda, que já colaborou em produções para cinema, teatro e séries na Espanha, Inglaterra e Brasil, incluindo projetos da Netflix com Cristina Rodríguez e Pepe Reyes.
A semana encerra no dia 13/09 com a live “Direção e Vestir: Corpografias Narrativas”, explorando o diálogo entre direção, corpo e figurino. Estão na conversa Maíra Lour, dramaturga e diretora da Súbita Companhia, com pesquisa em dança, teatro e audiovisual; Cássio Kelm, cineasta premiado internacionalmente e diretor do longa Mães do Derick; e Lua Voigt, premiada diretora de publicidade que já realizou trabalhos para Apple, Jeep, Nivea, Absolut e Discovery Channel.
Segundo a curadora Isabella Brasileiro, a Semana é um convite para reconhecer a força criativa das mulheres e dissidências de gênero no audiovisual: “A ação integra o projeto Vestindo Histórias, que circula por oito cidades do Paraná — Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Guarapuava, Maringá, Londrina, Paranaguá e Curitiba, onde a etapa final acontece entre 15 e 19 de setembro.”
O projeto também está com inscrições abertas para um curso online em Libras, voltado à comunidade surda de todo o Paraná. O curso é gratuito, direcionado a pessoas a partir de 16 anos e oferece 40 vagas. Durante as aulas, os participantes terão acesso a conteúdos que conectam teoria e prática, incluindo fundamentos do figurino, processos criativos, corpo e identidade, ferramentas visuais e gestão de projetos.
Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço:
As transmissões da Semana Online de Figurino – Vestindo Histórias são gratuitas e acontecem no canal de Isbella Brasileiro no YouTube, com acesso pelo site.