sexta-feira, 11 julho, 2025
HomePolítica e CidadesFiep e Telepar: parceiras de longa data

Fiep e Telepar: parceiras de longa data

Por José Francisco Cunha – Após quase sete anos, Teleparianos retornam ao Campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, local do lançamento do Livro “TELEPAR, a revolução das telecomunicações no Paraná”, que congregou em torno de 650 participantes. Na ocasião, a direção da FIEP – uma das maiores patrocinadoras – cedeu a maravilhosa estrutura à Comunidade Telepariana – 13 de dezembro de 2017 – para o lançamento daquela Obra.

O encontro dos Teleparianos e o presidente da FIEP, Edson Vasconcelos, aconteceu nesta quarta 15 maio, oportunidade que as partes puderam discorrer sobre alguns projetos relevantes, como a criação do Instituto Memória Viva das Telecomunicações no Paraná – em estudos; da venda do Edifício-Sede da então Telepar – Avenida Manoel Ribas – ao governo e ou iniciativa privada de Curitiba e sobre o projeto de novo Centro de Convenções de Curitiba. Paralelamente, foi sugerido ao presidente da FIEP que o lançamento do Livro 14 de “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” – entre agosto e setembro-24 – tenha como palco o Campus da FIEP, pelo relevante elenco de homenageados na edição, entre as personalidades os saudosos jornalistas Aroldo Murá G. Haygert (editor das obras Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses) e Odone Fortes Martins (fundador do Diário Indústria e Comércio) e do vice-presidente da FIEP, Helio Bampi.

Ao ensejo da reunião, os Teleparianos cumprimentaram o presidente da FIEP pela sua mais recente gestão 2023 2027, agradeceram uma vez mais à FIEP pelo valoroso apoio no lançamento do Livro da Telepar – pós privatização –, renovaram os laços da parceria de longa data e homenagearam o presidente da FIEP, Edson Vasconcelos, com as entregas dos Livros “TELEPAR, a revolução das telecomunicações no Paraná” e “ASTELPAR 1989 – 2019, o porto seguro dos aposentados das telecomunicações do Paraná”.

Participaram do Encontro Abilio de Oliveira Santana (fundador da Hellograf), Cleomar Justiniano Gaspar (presidente da ASTELPAR), Fujio Takamura (engenheiro), Helio Bampi (vice-presidente da FIEP), José Francisco Cunha (relações públicas) e Luiz Teixeira Oliveira Junior (publicitário).

As obras

A empresa TELEPAR como um todo, para quem trabalhou e a conheceu, era extremamente profissional e organizada: administrativa, econômica, financeira, técnica, operacional e de recursos humanos.

Mesmo com a sua marca, bandeira e hino indeléveis, faltava algo para registrar o seu grande legado. Foi aí que empregados apaixonados, como muitos, após dezesseis anos da privatização, tiveram a ideia de conceber a história da TELEPAR em livro. Com o apoio da ASTELPAR – Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes de Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações, quatro empregados da TELEPAR e um empresário fornecedor da Empresa constituíram a Comissão Organizadora do Livro para planejar, coordenar e executar o exaustivo trabalho na idealização do Projeto Livro da TELEPAR.

Foram aproximadamente três anos de extenuantes trabalhos entre reuniões, entrevistas, narrativas, pesquisas,… para lançar o livro “TELEPAR: a revolução das telecomunicações no Paraná” em 17 de dezembro de 2017. Seu lançamento aconteceu no Campus da Federação das Indústrias do Paraná – FIEP em evento cerimonioso e festivo, que congregou em torno de 650 participantes: de Teleparianos e Teleparianas, familiares, convidados e autoridades. O ambiente esteve contagiado de rostos estampados de alegria e felicidade, abraços calorosos e espírito de confraternização no Padrão TELEPAR, graças ao lançamento da obra e do reencontro do pessoal da Comunidade Telepariana, que há muito tempo não se via e se reunia.

Já com duas edições e espalhado em muitos rincões brasileiros e alguns países de residentes de Teleparianos e Teleparianas, o livro tem capa dura, tamanho A4 e 560 páginas. A obra é considerada mais um grande pioneirismo da TELEPAR, em relação às demais empresas do Sistema Telebrás, em ter a sua história em livro mesmo após a privatização.

As duas edições sem fins lucrativos — uma delas lançada durante a pandemia e com muito sucesso — tiveram o valiosíssimo apoio de fiéis leitores, patrocinadores parceiros, individuais e corporativos, que na comemoração do Jubileu de Diamante da TELEPAR – 01 julho 2023 – receberam, uma vez mais, a gratidão da Comunidade Telepariana. Seus autores: Walter W. Schmidt, José Francisco Cunha, Israel Kravetz, Paulo A. Bond e Wilson R. Pickler.

Já o Livro “1989 e 2019, o porto seguro dos aposentados das telecomunicações do Paraná” foi lançado também em evento festivo e cerimonioso na comemoração do Jubileu de Pérola – Ano 30 da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes de Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações, tendo como autores Walter W. Schmidt e José Francisco Cunha

Leia Também

Leia Também