A chegada das férias de julho é sinônimo de turismo de esquiagem para muitos brasileiros que procuram países da Cordilheira dos Andes, como Chile e Argentina. Mas esse turismo sazonal muitas vezes é acompanhado de falta de cuidado apropriado com a lavagem e manutenção das roupas de esqui e roupas especiais de inverno.
É o que alerta a especialista Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura. “As roupas de esqui são feitas de combinação de vários materiais, porque precisam que sejam quentes, impermeáveis, respiráveis e, ao mesmo tempo, duráveis. Então, normalmente, são feitos de uma combinação de materiais que faz com que os processos de manutenção e tratamento também sejam específicos para esses tipos de tecidos. Normalmente, na parte externa são usados nylon e poliéster, muito duráveis, leves e resistentes à água. Também é usada uma membrana respirável e impermeável chamada Gore-Tex, que permite que o suor escape, e impede que a água entre, em uma camada impermeável. E são usados outros materiais sintéticos para o isolamento térmico, como o Thinsulate e PrimaLoft”, explica.
Plumas de ganso
Segundo Birgit, algumas peças usadas para esqui ou mesmo em invernos rigorosos são forradas com penas ou plumas de ganso. “São peças que precisam de um tratamento especial. É um processo bem demorado para lavagem, devido à secagem que é feita 100% na secadora, com bolinhas de tênis. O atrito faz com que a pluma volte ao seu estado originial”, afirma.
“O problema de lavar essas peças em casa é sempre a questão da secagem, pois precisam ser secas com temperaturas baixas ou sem temperatura. Esse processo evita que elas fiquem com mau cheiro”, avalia Birgit.
Volta de viagem
Mas fique tranquilo: se você sujou sua roupa de esqui na viagem, pode esperar para lavar no retorno para casa. “Assim que retornar de viagem, lave suas roupas antes de guardar, isso é bem importante. Muitas pessoas acabam guardando as roupas e só vão lavar na próxima temporada. Com isso, ficam manchas e sujeiras impregnadas, difíceis de remover. Como são tecidos sintéticos, muitas vezes o nylon e o poliéster, algumas manchas podem não ser removidas mesmo em lavandarias especializadas”, orienta.
No processo de higienização da Lavoutique, normalmente é usado o wet cleaning, ou lavagem a seco. “A lavagem depende da peça ou do fabricante, pois o processo é manual. Na lavanderia usamos produtos diferentes como, por exemplo, o amaciante que tem um percentual de silicone que impede que uma fibra grude na outra”.
E como devem ser guardadas essas peças? “Nunca em plásticos, sempre em sacos de TNT ou direto no seu guarda-roupa, protegidos da luz”, enfatiza a especialista.
Serviço
- Lavoutique Lavanderia & Costura
- Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
- Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
- Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
- Horário de atendimento: Seg a Sáb, das 9h às 20h
- Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
- www.lavoutique.com