Assessoria
Facilitar o ingresso de pessoas acima de 50 anos no mercado de trabalho: esse foi o objetivo da feira de empregabilidade “Recoloca 60+”, que aconteceu na última quarta-feira (16) em Curitiba. A ação – promovida pela Associação dos Amigos do HC – contou com a participação maciça do público. Segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas participaram do evento e 210 foram pré-selecionadas pelas empresas parceiras. “O principal objetivo é a ressignificação da carreira da pessoa idosa, principalmente no sentido de elevar a autoestima e de promover novas oportunidades de complementação de renda. O que observamos é que muitos idosos estão aptos a desenvolver determinadas atividades, o que faltam são oportunidades”, afirmou o superintendente da Associação dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi.
Foi a primeira edição da feira Recoloca 60+, e todos os serviços oferecidos ao público foram gratuitos. “Para nós foi um sinal de que estamos no caminho certo. Poder propiciar esse encontro das empresas com os candidatos foi muito produtivo, é a comprovação que existe essa demanda por parte desse segmento da população. Foi um grande sucesso, conseguimos nosso objetivo”, avaliou a gerente de projetos da Associação, Sheila Meneghette.
Em relação às vagas, a feira também teve as expectativas superadas. Os organizadores esperavam a oferta de 100 vagas, mas com a ajuda das empresas parceiras esse número cresceu para 800 oportunidades voltadas para o público 50-60+ em 11 empresas diferentes. Um desses parceiros foi a rede Condor, da área supermercadista. “Para a nossa empresa foi maravilhoso estar aqui, fizemos muitas contratações, e o melhor: todos os selecionados têm um perfil muito qualificado. Esse evento que foi realizado hoje contribui para a sociedade, trazendo mais empregabilidade de uma forma diferenciada”, contou a gerente de RH da Rede Condor, Charmoniks Heuer.
O evento aconteceu por meio do Programa CEDIVIDA, que é o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. O tema desta primeira edição do Recoloca 60+ foi “Ampliando possibilidades e valorizando experiências”.