terça-feira, 2 setembro, 2025
HomePolítica e CidadesExposição: artistas apresentam livros que podem ser manuseados

Exposição: artistas apresentam livros que podem ser manuseados

Assessoria – Abre nesta quinta (4), às 19 horas, a exposição “Livros de Terra”, na Galeria DeArtes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com trabalhos produzidos por artistas, estudantes e professores da rede pública que participaram de oficinas na universidade, a mostra explora a linguagem dos livros-objetos, desenvolvidos para serem manipulados pelas mãos do público.

Com materialidades e técnicas diferenciadas, as temáticas remetem às questões da terra, meio ambiente e arte. Ao todo, são 30 obras em cerâmica, tecido, papel, pintura e recortes.

Vale lembrar, que algumas das obras foram desenvolvidas nas oficinas de “Livros de Terra” do projeto de extensão “Espaços em Comum: Práticas Artísticas em Cerâmica”, vinculado ao curso de Artes Visuais da UFPR, sob a coordenação das pesquisadoras e professoras Joelma Estevam e Isabelle Catucci. 

Ainda, foram convidados artistas já conhecidos, como Maikel da Maia, Luiz Retamozzo, Maria Helena Saparolli e Emerson Persona, que devem apresentar os trabalhos Minha Geografia, ComoVer, Livretos em Cerâmica e Campo Santo respectivamente.

Até o dia 26 de setembro, a mostra permanece na Galeria DeArtes, no bairro Batel. Depois, entre os dias 3 a 29 de outubro, deve itinerar para a Galeria Municipal de Artes, em São José dos Pinhais, e segue, no dia 5 de novembro, para a Biblioteca de Ciência e Tecnologia do Centro Politécnico, onde permanece até o dia 28. 

Proposta Curatorial

A proposta curatorial desenvolvida coletivamente entre alunos e professores, organiza trajetos de leitura em quatro grupos conceituais: Memória e ancestralidade, antropoceno e discussões sobre a natureza, processos construtivos e transformações do lugar e diversidade e pertencimento.

“Esta exposição traz alguns livros feitos de terra, de cerâmica e materiais que trazem a terra como principal tema”, afirma Isabelle Catucci. “Tentamos interpretá-la, representá-la e somos tocados por ela”.

Ela também conta que a exposição está sendo pensada desde 2024, quando foi realizada a primeira oficina. “Com a perspectiva de patrocínio, conseguimos trazer mais pessoas, que contribuíram com seus trabalhos e pesquisas, permitindo uma troca mais profícua”, completa.

Isabelle também afirma que algumas produções da mostra foram feitas com 48 professoras da rede pública de São José dos Pinhais, em oficinas que incentivaram a criação através do interesse em ativar e tornar presente as possibilidades da imaginação. “Reformulamos práticas e atenções que problematizam o colapso dos modos de vida e espécies, e, aos modos restritos de interpretar a terra”, completa.

Incentivo à leitura

A mostra também foi pensada de maneira que incentiva a leitura, aproxima a produção de arte contemporânea para diversos públicos e reflete sobre questões ambientais que permeiam o imaginário e cotidiano das pessoas.

O estudante Gabriel Simões, conta que seu trabalho no grupo, o ajudou a entender as mudanças quando chegou à capital paranaense, vindo do interior de São Paulo para cursar Artes Visuais. “Quando vim pra Curitiba e comecei a conhecer mais pessoas, lugares e vozes, foi como descobrir acolhimento, hostilidade e exclusão, tudo ao mesmo tempo”, diz. O trabalho para esta exposição, fala um pouco sobre isso, sobre meus pequenos caminhos dentro dessa cidade grande”, completa.

A exposição é uma parceria do  Departamento DeArtes com o Setor de Artes, Comunicação e Design, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR), com apoio do Sistemas de Bibliotecas da UFPR, Prefeitura de São José dos Pinhais e patrocínio da ITAIPU Binacional.

Serviço: Mostra Livros de Terra / Itinerância

  • Abertura: 04.09 I às 19h I
    Departamento de Artes UFPR

    Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel, Curitiba
    Visitação: de 05 de setembro a 26 de setembro.
    Horários e dias: Segunda a sexta (8h às 20h) e sábado (8h às 12h)
  • Galeria Municipal de Artes – São José dos Pinhais
    Rua XV de Novembro, 1820, Centro
    Visitação: de 03 a 29 de outubro
    Horários: 8h às 17h
  • Biblioteca de Ciência e Tecnologia, Centro Politécnico UFPR
    R. Evaristo F. Ferreira da Costa, 383 – Jardim das Américas
    Visitação: de 06 a 28 de novembro
    Horários e dias: segunda a sexta, 7h15 às 20h15
Leia Também

Leia Também