Assessoria – No dia 10 de outubro, o filme “Virtuosas”, da cineasta Cíntia Domit Bittar, estreia no Festival do Rio, um dos principais eventos voltados ao cinema nacional do Brasil.
O terror feminista, que tem produção da Novelo Filmes e distribuição da Olhar Filmes, foi selecionado na categoria “Première Brasil: Ficção” e é o primeiro longa-metragem da diretora catarinense. A obra se passa em um retiro VIP, exclusivo para mulheres cristãs virtuosas. Tudo se transforma em caos e horror, quando o conto sobre uma obscura lenda de bruxa começa a assombrá-las.
Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção fazem parte do elenco principal. Linzmeyer dá vida à Virgínia, uma coach que tem como o foco o público feminino cristão e que prega sobre a ideal imagem da mulher e suas obrigações no casamento. À medida que o retiro acontece, a presente tensão pode ser vista em ascensão na tela, seja pela comparação com uma realidade existente de manipulação religiosa, política, comportamental e de saúde, ou pela atmosfera investigativa em que o público também assume o papel de descobrir as pistas para conectar os pontos na história.
“O filme foi uma grande oportunidade para experimentar dois grandes temas que tenho estudado ao longo dos anos, o terror feminista e a classe média fundamentalista-cristã-
“Virtuosas” promove uma narrativa em ritmo slow burn, um suspense com uma inquietude constante e sem motivo tão explícito no início, com humor ácido e um final amargo. “Eu acredito na complexidade do terror há muitos anos. É um gênero muito amplo e ótimo para abordar diversos tópicos do debate contemporâneo, ainda mais para mim, uma ateia cujo medo reside não em fantasmas e demônios, mas nas maldades mais terrenas que as pessoas são capazes de cometer”, comenta a diretora, que explora o feminismo no terror de forma diferente da final girl. “Uma forma interessante de acordar o terror sob o olhar feminista é crias personagens mulheres complexas, que vão até o ápice de suas maldades porque são demasiadamente e monstruosamente humanas”, completa.
A produção, que foi filmada em Florianópolis, em Santa Catarina, ainda reúne no elenco, Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy.
“Virtuosas” teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, no programa “Goes to Cannes”, uma vitrine de filmes em pós-produção realizada pelo Marché du Film. O longa foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio do edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), com curadoria do Festival do Rio. O projeto foi viabilizado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA. A distribuição é da Olhar Filmes.
No Festival do Rio, o filme tem estreia marcada para o dia 10 de outubro, às 19h15. Também haverá sessão no dia 11, às 13h no Odeon. Mais informações sobre a programação poderão ser encontradas no site oficial do Festival do Rio.