domingo, 22 dezembro, 2024
HomeMemorialESTÁ DEFINIDO: EM AGOSTO, NA VILA SOPHIA, LANÇAMENTO DE VOZES 6

ESTÁ DEFINIDO: EM AGOSTO, NA VILA SOPHIA, LANÇAMENTO DE VOZES 6

image

Saul Raiz; Jaime Zenamon e Maria Cheung 

Luiz Fernando Pereira, um dos melhores representantes da nova geração de causídicos paranaenses, com forte presença também no magistério universitário do Direito, confirmando: até o final do semestre estará totalmente finalizado o amplo trabalho de restauro da Vila Sophia, o palacete construído no começo do século 20, na Rua Barão de Antonina com Rua Mateus Leme, a casa histórica para onde o escritório Guimarães Vernalha & Pereira se mudará. O grupo alugou o imóvel por 20 anos.

PATRIMÔNIO

A escolha do local define espíritos preocupados com acervo cultural do Paraná: o palacete foi construído por construtor sueco para a família Muller. Teve várias utilidades, tendo sido sede do Arcebispado de Curitiba e residência do arcebispo Dom Manuel da Silveira D’Elboux, nos anos 1950; abrigou por poucos anos o restaurante Matterhorn, de dona Julia, uma das melhores partes da memória gastronômica de Curitiba; foi sede de empresa de shoppings, e, depois, de uma cooperativa de crédito.

image

Francisco Borsari Neto; Pedro Muffato e o ex-deputado Elias Abrahão

Nos últimos anos, Vila Sophia estava abandonada, e em parte destruída por vândalos. O imóvel está voltando a suas marcas originais, unidade de Interesse de Preservação, segundo a legislação da cidade. Há peças preciosas restauradas, como uma imagem da Virgem, final do século 19. 

NOITE DE FESTA

A boa nova para os personagens (e seus amigos) do meu livro Vozes do Paraná 6 é que o lançamento da edição deste ano será lá, em Vila Sophia, em 18 de agosto próximo, a partir das 19 horas. Com coquetel e vendas com parte destinada ao Instituto Ciência e Fé.

Maria Tereza Queiroz Piacentini; Airton Oppitz e Anderson Furlan

Do número 6 farão parte personagens valiosas do Paraná dos dias de hoje, como – dentre outros -, ex-prefeito Saul Raiz; presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná, Anderson Furlan; empresário e historiador Fernando Fontana; empresário Miguel Krigsner, fundador de O Boticário; jurisconsulto Clemerson Clève, presidente da UniBrasil; professor e doutor em Veterinária Antonio Felipe Wouk; ex-secretário Ivo Simas Moreira; físico e catedrático da UEM, Paulo Eugênio Anunciação; publicitário João José Werzbitski, autor do ‘best seller’ Publicitar; Maria Elisa Ferraz Paciornik, presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR e ex-secretária de Estado; Airton Oppitz, empresário industrial; escritor e jornalista Nilson Monteiro; empresários e pioneiros de Cascavel, Assis Gugarcz e Pedro Muffato; ex-secretário de Educação do PR, Francisco Borsari Neto; maestro Jaime Zenamon; pintora Maria Cheung, de Foz do Iguaçu; ex-deputado federal e reverendo presbiteriano Elias Abrahão, in memoriam; ex-presidente da FIEP e empresário Mário De Mari; Conceição Barindeli, presidente da Associação de Mulheres Executivas da ACP; advogado e professor Luiz Fernando Pereira; Maria Tereza de Queiroz Piacentini, autora de obras sobre a língua portuguesa, com ampla repercussão no país; Léo Kriger, odontólogo, professor de Odontologia que revolucionou a prevenção de cárie dentária no Brasil; José Rodolfo Gonçalves, superintendente do Coritiba FC; Mauri Konig, jornalista investigativo, detentor de premiações internacionais por seu trabalho;

Luiz Fernando Pereira; Clemerson Clève e Antonio Felipe Wouk

Leia Também

Leia Também