domingo, 22 junho, 2025
HomeColunas do MuralEsporte e Destino: esportes para praticar com seu namorado/a

Esporte e Destino: esportes para praticar com seu namorado/a

Por Marília Mesquita* – Durante os treinos de musculação, sempre me deparava com algum casal se exercitando junto e me questionava: a rotina não era cansativa ou tantas horas juntos não poderiam ser um problema para a relação? Talvez o fato de achar musculação algo muito chato deixasse tudo sem graça. Anos depois de desistir da musculação, encontrei um esporte que realmente me encantou e percebi o quão benéfico pode ser treinar com seu parceiro de vida.

Fiz amizade com alguns casais e entendi que o treino era algo leve para ambos. Que a competição era saudável e que não estavam ali para agradar o outro. Ninguém precisou me falar nada, é nítido.

Não sei se casal que se exercita unido, permanece unido, mas ter uma companhia diária na hora de cuidar do corpo pode ser muito bom e tem dado certo para alguns. Treinar em dupla não é só ter um estilo de vida saudável, mas cria momentos de conexão e apoio mútuo, aumenta a motivação, reduz a probabilidade de desistência, fortalece a cumplicidade e melhora a comunicação entre os parceiros, além do tempo de qualidade. E quando o casal tem gostos parecidos para o esporte, as escolhas são mais fáceis.

E isso fica ainda mais evidente com o casal Daniele e Bruno Nascimento, ambos educadores físicos. A rotina de treinos é bem organizada, adaptada às metas de cada um e sempre com momentos de apoio. “Às vezes treinamos juntos, outras vezes, dividimos o treino. Nem sempre o treino precisa estar diretamente relacionado a fazer os mesmos exercícios, mas sim estar presente e se incentivando’, afirma Daniele.

Para a educadora física, treinar em casal traz vários benefícios, tanto físicos quanto emocionais. “Um motiva o outro a não desistir, especialmente nos dias em que bate o desânimo. Além disso, cria uma rotina saudável compartilhada, fortalece o vínculo e melhora a comunicação. A parceria nos treinos também ajuda no comprometimento com os objetivos e até gera uma competitividade saudável a não faltar e sempre buscar progredir”.

Marido, companheiro de treino e professor

Conheci a Anna Maia e o Kleverson Silva na academia e é muito legal ver a parceria que existe ali. Ela é empresária e ele, professor de artes marciais. Juntos há 16 anos, foi Kleverson (que nem era professor ainda) quem colocou Anna no tatame definitivamente.

“Quando eu o conheci, ele já lutava profissionalmente, mas não dava aula. Ele sempre quis me ensinar e eu nunca tive vontade. Fiz duas aulas com outros profissionais e achei que eu não tinha jeito para as artes marciais. Durante a pandemia, minha sogra me incentivou. Fiz uma aula com ele e nunca mais parei. No tatame, ele é meu professor e respeito isso. Quando treinamos em casa é diferente, brincamos, rimos, mas no tatame é sério”, conta a empresária.

Além do Muay Thai, o casal também divide o treino de musculação sempre que possível. “Eu acabo compartilhando a minha rotina com a Anna e poder dividir o tatame e ensinar me dá muito prazer, eu gosto bastante. A gente costuma fazer musculação também. Treinar juntos é bom pois um incentiva o outro, na parceria, fazendo com que o outro se mantenha no foco, tentando cuidar do corpo e da mente”, comenta Kleverson.

Confira alguns esportes para praticar a dois:

  • Corrida e caminhada: São atividades fáceis de praticar em qualquer lugar, com a opção de variar os percursos e paisagens.
  • Ciclismo: Permite explorar a cidade e a natureza, além de ser uma atividade prazerosa e desafiadora.
  • Tênis: Uma alternativa divertida para quem gosta de competições e atividades físicas ao ar livre.
  • Esportes radicais: Kitesurf, paraquedismo e outros esportes radicais podem ser uma experiência inesquecível para casais aventureiros.
  • Atividades de aventura: Caminhadas, trilhas, escalada e atividades ao ar livre são ótimas maneiras de explorar a natureza e criar memórias juntas.

Se animou?  Lembre que não importa o esporte escolhido. Cuidar da mente e do corpo é sempre uma ótima opção, com ou sem a companhia de alguém.

Pautas e contato: esporteedestino@gmail.com

*Marília Mesquita é jornalista e assessora de imprensa. Entende que a combinação de esporte e viagens oferece uma mundo de oportunidades para experiêncas únicas, nos conectando com a natureza, enquanto exploramos diversas culturas.

Leia Também

Leia Também