Assessoria – Lançada oficialmente na última quinta-feira (11/), a unidade paranaense da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em parceria com a Academic Ventures, já tem três cursos com inscrições abertas: Inteligência Artificial Total, Gestão de Trade Marketing e Inovação Ágil. O evento de lançamento no auditório Regina Casillo foi marcado por painel que apresentou as tendências do Lifelong Learning, educação ao longo da vida, para executivos, profissionais de destaque, empresários de diferentes setores, presidentes de associações e cooperativas, acadêmicos e representantes do poder público, entre outros convidados.
O painel teve a participação dos parceiros regionais Gisah Akel e Zaki Akel Sobrinho, da Academic Ventures; Tatsuo Iwata, vice-presidente acadêmico da ESPM, e Genaro Galli, diretor de Novos Negócios da ESPM. As falas reforçaram as mudanças globais e a longevidade como grandes impulsionadores para uma educação contínua e modulada ao longo da trajetória profissional. “Vamos trabalhar mais tempo, mas não só porque precisamos. Nós vemos sentido no que fazemos e vamos buscar cada vez mais fazer com que a nossa experiência possa se conectar com os propósitos e àquela atividade a qual a gente está se dedicando”, refletiu Tatsuo Iwata.
Profissional de marketing e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho ressaltou a longa trajetória de 73 anos da ESPM, destacando a constante inovação e o crescente foco no mercado da instituição. “Contamos com um corpo docente de alto nível, composto por profissionais experientes do mercado. Estou confiante de que podemos contribuir significativamente para o desenvolvimento do Paraná em diversos setores, como indústria, comércio, serviços e agro, preparando os profissionais para enfrentar os grandes desafios contemporâneos.”
A ESPM traz ao Paraná uma proposta educacional inovadora, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de atualização e extensão, disponíveis em formatos online, presencial e hyflex (híbrido). Também será ofertada consultoria para empresas. Entre as novidades está o projeto Dynamic ESPM, que oferece módulos individuais, trilhas personalizadas e certificações digitais, permitindo que os alunos definam cada etapa do seu desenvolvimento profissional.
As aulas presenciais em Curitiba serão realizadas no Impact Hub, no bairro São Francisco. Além da capital, cidades como Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Maringá serão incluídos na parceria com a Academic Ventures, com palestras, workshops e cursos alinhados às tendências do mercado e necessidades regionais.
Para Curitiba, estão abertas as inscrições para três cursos presenciais com 9 horas/aula, na modalidade Dynamic.
- Inteligência Artificial Total: descoberta, domínio e desenvolvimento rápido. No cenário atual, dominar a inteligência artificial não é uma opção, mas uma necessidade crítica para manter a competitividade e a relevância no mercado. Com 30 anos de atuação em empresas como Johnson&Johnson, Coca-Cola, Heineken, Red Bull, Lojas Renner e iPlac e mais de 60 prêmios ao longo da carreira, o professor Juan Pablo Boeira, é Ph.D em Inovação e IA, Pós-Doutor em Projeção de Cenários Futuros e IA. Tem certificação em Inovação (Harvard), Resolução de Problemas Complexos (MIT) e Inteligência Artificial (Open AI). Início do curso: 16 de agosto.
- Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviços. O Trade Marketing se tornou essencial para o sucesso de empresas em todos os setores, desde gigantes da indústria até startups inovadoras. A demanda por profissionais qualificados nessa área dispara, criando oportunidades imperdíveis para quem busca se destacar no mercado. Considerado um dos papas do Trade no Brasil, o professor Marcelo Ermini é mestre em Comportamento do Consumidor e MBA em Gestão Empresarial pela ESPM, São Paulo. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, possui carreira executiva em grandes empresas nacionais e internacionais do mercado de consumo, nas áreas de Marketing, Vendas e Trade Marketing. Início do curso: 13 de setembro.
- Inovação Ágil: como inovar através dos princípios Lean. Um mergulho no mundo da Inovação Ágil e como aplicar diversas técnicas Lean para desenvolver produtos e serviços que os clientes amam. Este curso prático e atualizado transforma a forma de inovar. A professora é Luciana Schwalbe, Head of Business Development da ilegra Tecnologia – empresa global de design, inovação e software. Atua também como consultora em negócios na AAA Inovação, mentora de startups e professora universitária nas áreas de Inovação, Gestão de Projetos Ágeis e Modelagem de Novos Negócios e Produtos. Formada em Ciências da Computação (FURB), é certificada em Business Dynamics (MIT/EUA). Início do curso: 18 de outubro
Em outubro será lançado um curso Master em Business, Marketing e Inovação. Inscrições e informações no site.