quarta-feira, 18 setembro, 2024
HomeAgenda CulturalEspetacular: 8ª Mostra Internacional de Artes para Crianças

Espetacular: 8ª Mostra Internacional de Artes para Crianças

Assessoria – Na segunda quinzena de setembro Curitiba será ocupada pela 8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças. Na programação, toda gratuita, entre os dias 14 e 22 de setembro, diferentes espaços culturais da cidade vão receber teatro, artes visuais, dança, música e literatura.

São mais de 20 apresentações produzidas por artistas locais e de outras cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), e países da Europa como Alemanha e República Tcheca. “Este ano a gente reuniu uma mistura muito boa. Temos atrações locais, nacionais e internacionais, de diversas linguagens artísticas e muitas ações formativas, o que é uma novidade na Mostra. Quero realizar um festival que fique na memória, um espaço de encontros, de proximidade, de trocas e afetos. Isso não demanda ações grandes de tamanho e sim de conteúdos relevantes, qualidade artística e a valorização do protagonismo da criança”, conta a produtora cultural, curadora e diretora artística do projeto, Michele Menezes. 

A abertura está marcada para o dia 14 de setembro (às 16 horas), no Sesc da Esquina, com o espetáculo Napoleão, do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, que traz de forma inspiradora a história de um menino tímido e aventureiro, falando da infância contemporânea e os desafios relativos à educação na atualidade. “Os objetivos principais da curadoria são aprofundar a discussão sobre o fazer artístico para as infâncias e conectar artistas brasileiros a projetos internacionais. Trazer o mundo para Curitiba e levar Curitiba para o mundo. Queremos que nossas crianças possam vivenciar experiências que não são habituais”,explica Michele.

O ponto de partida para a curadoria deste ano é a inclusão, que vai além da acessibilidade física, e “sim diminuir a exclusão, como levar a arte para cada vez mais pessoas, investigar formas de ampliar o nosso acesso às crianças, de editar a nossa conduta”. A Mostra tem gratuidade em todas as atividades, mas além deste acesso, o público terá contato com outras possibilidades para ampliar o olhar para maior aproximação das crianças.

A edição de 2024 prevê uma série de ações que buscam o desenvolvimento da cena cultural e a participação das crianças, do público geral, artistas e educadores nas atividades propostas em oficinas, workshops e rodas de conversa, que vão acontecer paralelamente aos espetáculos. Além disso, haverá o lançamento do “AntiManual de Acessibilidade Cultural”, fruto de um projeto educativo, desenvolvido por Cíntia Alves, da plataforma Vozes Diversas, de São Paulo, e realizado pela Pró Cult. O lançamento será no dia 21 de setembro, às 14 horas, na Caixa Cultural, também com entrada franca.

Entre os espaços onde o público vai encontrar a programação estão: Caixa Cultural, Sesc da Esquina, Ruínas São Francisco, Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, APAE, Alfaiataria, Teatro Cleon Jacques, Teatro Londrina – Memorial de Curitiba, Miniauditório do Guaíra e Praça João Cândido. Outras ações também vão acontecer na Incanto, na Casa Prudente e Alfaiataria.

No encerramento, marcado para o dia 22 de setembro às 17 horas, uma celebração com um super show para crianças de todas as idades: a banda Rock Kids, que traz clássicos do rock como Beatles, ACDC, Ramones, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso.

AntiManual Prático de Acessibilidade para Crianças

Como resultado para a contrapartida social do projeto, a Mostra Espetacular teve como primeira atividade para esta edição um encontro durante o mês de junho, entre diversas pessoas para a criação da publicação, chamada de “AntiManual de Acessibilidade Cultural”, mediadas por Cíntia Alves, da Vozes Diversas (SP),  com provocações e exercícios, manifestação livre, criando um ambiente de escuta às reais necessidades de acesso de diferentes indivíduos e que cada um possa falar por si.

A ideia foi a reunião de pessoas muito diversas para falar sobre o que elas precisam para estarem bem em algum lugar e qual a importância da diversidade (para o mundo). “Foi uma escola. Estamos vivendo em um mundo acelerado, um mundo “de resumos”, de simplificações. As pessoas (e as coisas) são rapidamente categorizadas, julgadas, canceladas. Falta empatia, espaço para ouvir, para acolher. Uma atitude simples como perguntar ao outro o que ele quer, em vez de tentar deduzir, pode fazer toda a diferença”, conta Michele.

Ações Formativas

Durante os 10 dias de festival, a produção executada pela equipe da Pró Cult, com curadoria de Michele Menezes e Bebe de Soares, desenvolveu cuidadosamente cada parte do projeto, que inclui atividades para todos os públicos, desde as crianças, até os adultos, professores, bem como profissionais e estudantes do meio artístico.

Acontecerão ao longo da programação as ações formativas, com oficinas de teatro e dança, workshops e encontros com artistas para aproximar o público do fazer arte. “Um festival é como o elemento no centro de uma órbita, formada pelos seus públicos (sociedade, instituições públicas e privadas, escolas, artistas). Sua função é conectar e manter essa órbita em movimento. As ações formativas são fundamentais, porque promovem conhecimento. Para crianças é uma forma de ter um contato mais prático e “colocar a mão na massa”, para artistas promove conexões, sementes que muitas vezes geram frutos mais para frente. Para educadores aprofunda e aproxima do universo da arte, que é irmã  da educação” explica Bebe de Soares, artista e produtora residente na Alemanha, membro do comitê executivo da Assistej Internacional e também curadora da mostra

A programação completa está no site oficial da Espetacular: www.mostraespetacular.com.br e também no instagram: @mostraespetacular.

Leia Também

Leia Também