Assessoria – Entre os dias 12 e 23 de junho, acontece o curso de Introdução à Conservação de Papel na Escola de Patrimônio & Liceu das Artes de Curitiba. O curso será ministrado pelas conservadoras-restauradoras de bens culturais móveis Adriana do Rocio Honório e Jessica Petri, idealizadoras do projeto juntamente da Flutua Produções, Canô Produções e do Atelier Petri. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 1º de junho por meio do link.
O projeto busca incentivar os participantes a desenvolverem um olhar crítico sobre a conservação de obras em papel em acervos particulares e públicos, pequenos ou grandes, a partir de conceitos imprescindíveis para a boa conservação de obras em estado de guarda. As obras em papel incluem livros, desenhos, pinturas, colagens, fotografias de importância histórica ou de valor sentimental, entre outros.
Ao todo, serão dez aulas presenciais sobre os estilos de aplicação de obras de arte, as etapas de identificação de problemas, patologias, danos de ação ambiental e pelo tempo, técnicas de conservação preventiva e posterior ao dano. As vagas são destinadas a colecionadores, conservadores, restauradores, museólogos, historiadores, galeristas, estudantes com foco em acervos particulares, funcionários de bibliotecas e arquivos (públicos e privados) e pessoas interessadas no tema.
Curso gratuito
A conservadora e restauradora de bens culturais móveis e imóveis com foco em escultura e pintura parietal, Adriana do Rocio Honório, destaca que o curso será dividido entre teoria e prática, com visita guiada e estudo de caso, de forma a complementar a capacitação. “Consideramos muito importante o conhecimento especializado e o olhar atento para a boa prática da preservação”, completa.
Além do curso, o projeto prevê a restauração de uma obra em aquarela e nanquim do artista curitibano Poty Lazzarotto, datada de 1993. A conservadora e restauradora de bens culturais móveis com foco em obras em papel, Jessica Petri, comenta sobre a escolha da obra e como será o processo de restauração. “É uma grande responsabilidade trabalhar em uma obra desse porte. Restaurar uma obra dele só enfatiza o seu legado como o artista versátil que era. Todo o conjunto da obra do Poty é muito importante para a história da cidade e do Paraná. Nesse caso específico, a obra precisa de tratamento em manchas por ação de umidade concentrada e migração de tinta, por isso o trabalho é delicado e demorado, tem que ser feito com muita paciência, deixando ‘o papel decidir’ o ponto de limite”, explica.
O projeto foi realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.