Assessoria – Unindo o esporte ao ar livre ao contato direto com os animais, a equitação é uma excelente forma de terapia e desenvolvimento pessoal, que contribui diretamente para a redução do estresse e da ansiedade.
Pensando nisso, a empresária e competidora Carla Casoria, uniu a paixão pela natureza e por cavalos com a vontade de ter um espaço, próximo de Curitiba, que pudesse oferecer momentos de lazer e descanso. Nascida em São Paulo e criada em Bataguassu/MS, a empresária passou a infância e adolescência vivenciando a rotina na fazenda da família.
Morando há 30 anos na capital paranaense, Carla atualmente dedica seus dias ao Rancho São Ferdinando, em Campo Largo. Ao lado do marido, Kleber Caruso, ela administra o espaço, um oásis de tranquilidade a apenas 15 minutos da capital. Com foco nas aulas de equitação para crianças e adultos, o Rancho São Ferdinando é um ambiente acolhedor e oferece uma série de benefícios aos frequentadores. “Todo o ambiente foi pensado para ser um lugar seguro para os pais deixarem seus filhos, que não fosse distante de Curitiba, oferecendo estrutura adequada para a prática do esporte com qualidade e com ambiente familiar. Tudo aqui foi planejado com muito carinho e cuidado para que os alunos se sintam confortáveis e tenham a vivência real do esporte e contato direto com o cavalo”, afirma Carla.
Benefícios para todas as idades
Para as crianças, a equitação é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento motor e cognitivo. A responsabilidade de cuidar de um animal ensina disciplina, rotina e empatia. Além disso, a necessidade de seguir as regras de segurança e as instruções do treinador contribui para o desenvolvimento da autoconfiança.
Kleber Caruso, que é treinador de cavalos e professor da modalidade de competição 3 tambores, afirma que identifica mudanças no comportamento, principalmente de crianças. “O contato com o cavalo e a necessidade de concentração para montar o animal traz inúmeros benefícios. O desenvolvimento motor, cognitivo e social é evidente. Os alunos ficam mais sociáveis, incentivam uns aos outros, mantendo o espírito de equipe. Dominar um animal com mais de 400 quilos torna a criança mais autoconfiante e as aulas exigem disciplina e comprometimento, o que se estende para a escola e convívio familiar”, relata Kleber.
Valentina Maryah, de 11 anos, pratica equitação há 2 anos. Por vontade própria, pediu aos pais para andar a cavalo, o que virou uma paixão e um sonho. De acordo com Mahara Oliveira, mãe de Valentina, a história da filha com o cavalo vai além das aulas. “Até pensei que a equitação fosse algo de momento, mas, com o passar do tempo, vimos que ela realmente se encontrou dentro do esporte. Por ela, faria aulas todos os dias e ficaria o dia inteiro dentro do Rancho”, conta a mãe.
Para os adultos, os benefícios físicos e mentais são igualmente significativos. A equitação exige o fortalecimento de diversos grupos musculares, especialmente o abdômen, as pernas e as costas, o que melhora a postura e o condicionamento físico. A prática constante também aumenta a frequência cardíaca, funcionando como um exercício aeróbico, além de auxiliar na coordenação e equilíbrio.
O Rancho São Ferdinando oferece aulas individuais, de segunda a sábado, com duração de 1 hora. Ao todo, são 5 instrutores disponíveis para os diferentes níveis de aprendizado, do iniciante ao treinamento para competição. Os alunos também aprendem cuidados básicos com o cavalo, tendo os primeiros contatos ainda no piquete, com aulas de introdução ao manejo e dinâmica alternada de acordo com a idade da criança.
Além de cavalos, o Rancho São Ferdinando também tem bois, gansos, pavões, carneiros e outros animais, em uma mini-fazenda que faz sucesso com as crianças. O espaço conta ainda com churrasqueira, redes para descanso e espaço de trabalho para os pais que aguardam os filhos fazerem aula, com Wifi e café.
Serviço: Rancho São Ferdinando
Rua Ferdinando Aleixo, 91 – Vila Dona Fina, Campo Largo
Informações: (41) 99284-6444 ou (41) 999149000
Redes Sociais: @rancho.saoferdinando