Assessoria – De 31 de julho a 3 de agosto, a Girolê apresenta uma curta temporada do espetáculo Enquanto Contava, Chico Rei no Teatro José Maria Santos. A narrativa traz a história de Galanga, mais conhecido como Chico Rei, um monarca de uma tribo do Congo trazido ao Brasil como escravo por causa de suas habilidades em engenharia de minas. Mesmo com a vida difícil, Chico Rei se destacava por seu carisma e inteligência. Tinha também um grande talento para contar histórias.
Contam que, durante o período em que viveu nas terras de Vila Rica, hoje Ouro Preto, Chico Rei, que era conhecido como o rei do Congo, reunia crianças e o povo escravizado para contar as memórias de sua terra na África. Representando o arquétipo dos pretos velhos, contava histórias de reis e rainhas, inkisis e tradição oral popular, contos de origem e canções de travessia. Assim, seu povo, até ser libertado um a um, podia se manter próximo às suas raízes.
Dizem, que, quando Chico Rei se sentava pra contar uma história, não tinha viv’alma que não parasse para ouvir e que as próprias Orixás, Nanã, Oxum e Iansã, vinham em sonhos, compartilhar com ele suas histórias.
Com base nisso, duas comadres recontam o palco toda riqueza de suas histórias, como representantes do arquétipo das negras lavadeiras e congadeiras. Contos de origem, como Furos no Céu e Moiras Negras, serão alinhavados pela força do cancioneiro popular diaspórico. Como uma maneira de trazer à luz as histórias dos nossos heróis negros, do axé, das congadas e lutas que marcaram toda a nossa composição cultural enquanto povo, mas que muitas vezes, não estão registrados nos livros de Hisrória.
Os Ingressos estão disponíveis a preços populares pela Disk Ingressos, com valores a partir de R$15,00 para professores e estudantes de teatro e artes.
Serviço: Enquanto Contava, Chico Rei
- Classificação: Livre
- Onde: Teatro José Maria Santos
- Datas e horários:
- 31/07, 01/08 e 02/08 às 20h
- 03/08 às 19h30
- Ingressos
Ficha Técnica:
- Elenco: Cleo Cavalcantty Amaranta e Alexandre Neto
- Produção e luz: Fernando Meira
- Assistente de produção: Monica Margarido
- Supervisão artística: Kátia Drumond
- Realização:Girolê