Assessoria – De acordo com o levantamento da Nuvemshop – plataforma para criação de lojas de vendas online líder na América Latina –, os pequenos e médios empreendedores online do Paraná movimentaram R$9,5 milhões em vendas no período relacionado ao Dia das Mães, um aumento de 48% em relação ao ano passado – quando faturou R$6,4 milhões.
Durante as campanhas especiais para a data, as lojas online do estado comercializaram 144 mil itens, valor 38% superior ao registrado no ano anterior (104 mil). O número de pedidos online foi 33 mil (+41,6%). O ticket médio foi de R$287,50.
“O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo. Os dados mostram que os lojistas online do Paraná se destacaram por apresentar um crescimento significativo, quase dobrando o faturamento, o que mostra que os empreendedores estão apostando cada vez mais no online como estratégia para aumentar seu faturamento e alcançar novos clientes”, comenta Babi Tonhela, especialista em e-commerce da Nuvemshop.
Moda foi o segmento que mais se destacou no período com R$3,3 milhões, seguido por Joias (R$655 mil) e Saúde & Beleza (R$532 mil). Dentre os métodos de pagamento, o Pix se destacou representando 35% dos pedidos pagos. No entanto, o cartão de crédito segue liderando, com 50,5% dos pagamentos.
O Paraná ficou em 5° no ranking nacional de faturamento na data especial. Em todo o país, as lojas online faturaram R$189,5 milhões durante as vendas relacionadas ao Dia das Mães, apresentando um crescimento de 33% no período.
Na análise, foram consideradas as vendas realizadas nas três semanas de 2022 e 2023 que antecedem o Dia das Mães, com base nos lojistas brasileiros da Nuvemshop.