sábado, 21 fevereiro, 2026
HomeMemorialEmílio Granato: exemplar

Emílio Granato: exemplar

Emílio Granato: exemplar
Emílio Granato: exemplar

No domingo a 29 de março o Laboratório Frischmann Aisengart está em festa.

Isso porque Emilio Salvador Granato, responsável técnico e pelo Canal do Médico do Laboratório, completa 80 anos. “Orgulha-nos ter como líder da nossa equipe um dos mais respeitados patologistas clínicos do Sul do Brasil, acadêmico honorário da Academia Paranaense de Medicina”, enaltece Milton Zymberg, diretor do Laboratório.

A história de Granato no Frischmann Aisengart começou em 1963, quando conheceu o casal de médicos Oscar e Fani Frischmann Aisengart, fundadores do Laboratório. Na época, ficou incumbido de cuidar da área de Hematologia. Em 1978 foi convidado para ser sócio da empresa. “Hoje sou responsável técnico pelo Laboratório e pelo Canal do Médico, comemoro mais de 50 anos de formação em Medicina, além dos 32 anos de carreira como professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 37 anos como médico da Reitoria da UFPR e mais de 50 anos dedicados ao Frischmann Aisengart”, celebra.

GRANATO (2)

De origem simples, quando se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, ainda não existia a prática da residência médica. A solução encontrada pelo jovem doutor para se especializar foi ser médico voluntário do Departamento de Clínica Médica do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, que tinha, recentemente entrado em atividade. Foram quatro anos de um trabalho não remunerado, mas que rendeu ótimos frutos, segundo Granato. “Desde o início, tenho amor pelo que faço e pelas pessoas, pois o amor é a melhor coisa do mundo”, comenta.

GRANATO (3)

O médico não gosta de mencionar as premiações conquistadas mas, além de ser Acadêmico Honorário da Academia Paranaense de Medicina, Emilio Salvador Granato foi condecorado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional e Estatueta da Medicina do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), “outorgada a médicos com 50 anos ininterruptos do exercício da profissão, sem sanção ético-profissional”.

Este, entre vários outros prêmios e homenagens que já recebeu.

Leia Também

Leia Também