
Chico Brasileiro, deputado estadual, está na frente na campanha para prefeito de Foz do Iguaçu. Essa realidade é revelada pela pesquisa do Instituto Opinião. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral, foi divulgada na segunda, 13.
Segundo o Opinião, Chico Brasileiro está com 35% na espontânea e 63% na estimulada, contra 11% e 21% para Phelipe Mansur.
A rejeição de Mansur, aponta a mesma pesquisa, é 18%, enquanto Chico tem 12%.
REMEMORANDO
No sábado, 11, este espaço escrevera algumas observações sobre a campanha em Foz do Iguaçu. O texto ficou à espera de oportunidade para ser publicado, o que agora acontece, diante da realidade apontada pela pesquisa do Instituto Opinião.
Leia:
“O empresário Phelipe Mansur (Rede), candidato a prefeito de Foz do Iguaçu da coligação Foz Acima de Tudo, tem dado o tom das eleições suplementares que acontecerão no próximo dia 2 de abril na cidade das Cataratas. Já no início da campanha há duas semanas, surgiram diversos posts e compartilhamentos nas redes sociais de ataques ao seu principal adversário, o deputado Chico Brasileiro (PSD), da coligação Foz Levada a Sério.
Comenta-se que uma equipe da Tenda Digital (grupo especializado em campanhas políticas) estaria alojada por lá para orquestrar a artilharia pesada via web.
O motivo para o destempero inicial de Mansur está nos resultados de todas as pesquisas internas. Ele está bem abaixo de Brasileiro e precisa desconstruir a imagem do parlamentar para tentar transformar a nova eleição num plebiscito entre os dois candidatos.
OBSTÁULO MAIOR
Cacifado Mansur está. Conta com as estruturas do PSDB, PMDB e PDT, o que lhe garante certa robustez. Mas foi exatamente com a formação dessas alianças que ele criou o seu maior obstáculo. Sua rejeição nas pesquisas internas disparou por ter recebido o apoio de políticos como os ex-prefeitos Dobrandino Silva e Paulo Mcdonald Ghisi.
Aliás, pouca gente entendeu o apoio de Mcdonald, ex-prefeito, a Mansur, candidato do Governo. Nem o irmão e fiel escudeiro de Paulo, Ricardo McDonald – que foi poderoso no governo Gustavo Fruet -, consegue atinar o porquê da adesão a Mansur, e confessa-se perplexo com a mudança do irmão, segundo me garantem fontes diversas…
IMPUGNADO
Paulo MacDonald foi impugnado pela Justiça Eleitoral e acabou provocando a realização das novas eleições por ter insistido em manter a sua candidatura a prefeito em outubro passado. Os eleitores iguaçuenses não aprovaram a união dos caciques. Até porque jamais se imaginou que, há algum tempo, os três sentassem à mesa para jantar. Sobrou para o novato Mansur, que jamais ocupou um cargo público e já conta com uma rejeição elevada.
ESTRUTURA MENOR
Enquanto isso, com menor estrutura e reunindo partidos de médio porte, Chico Brasileiro segue na frente com certa tranquilidade. Sua campanha de rua tem crescido e a Justiça Eleitoral tem tomado decisões que lhe são favoráveis. Retirou do ar o programa da TV de Mansur por dois dias, determinou ao Facebook que retire páginas criadas apenas para detratá-lo e condenou uma internauta a retirar o post de um holerite flagrantemente falsificado do parlamentar.
RÁDIO E TV
A campanha de rádio e TV ainda vai até o dia 29 de março. E nas ruas os pedidos de voto podem ir até a véspera da eleição. Até agora nenhum instituto registrou pesquisa oficialmente no TRE. Somente esses números vão nos revelar se as agressões nas redes sociais vão ou não determinar a escolha do novo prefeito de Foz do Iguaçu. ”