Referência no Paraná, centro apresentou laboratórios, tecnologias já em uso e novas linhas de pesquisa desenvolvidas
Assessoria
Na quinta-feira, 26 de maio, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, visitou unidades tecnológicas e a sede do Lactec, centro de ciência e tecnologia em Curitiba. Recebido pelo presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, e pelo diretor comercial do Lactec, Carlos Eduardo Ribas, o ministro destacou a produção científica realizada no estado. “O Paraná está em sintonia com o que está acontecendo em nível internacional, na área de tecnologias habilitadoras, nanotecnologia fotônica, energias renováveis, que foi muito o foco da conversa de hoje. São áreas fundamentais para o avanço nacional. Cada vez mais é evidente e necessária a interação entre o setor acadêmico e empresarial para construir um país mais inclusivo e sustentável”, destacou Alvim, durante a visita.
Vianna afirmou que a atenção dada ao setor de pesquisa e tecnologia no Brasil, em especial no Paraná, é muito importante para o desenvolvimento da sociedade como um todo. “Precisamos de uma grande aliança entre o setor público, instituições de pesquisa, academia e setor privado trabalhando em conjunto para impactar de forma positiva a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país”. Ele destacou também que, entre as diferentes alternativas de energias renováveis, o hidrogênio verde ganha cada vez mais destaque e representa uma via para limpar a matriz energética nacional.
Durante a visita, o ministro conheceu os laboratórios e instalações do instituto que há mais de 60 anos atua no mercado de energia, meio ambiente, indústria, mobilidade elétrica e conectividade. Acompanharam também o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Foina, o vice-presidente da Abipti pela Região Nordeste, Diego Silva Menezes, a diretora Administrativa e Financeira do Lactec, Katia Fiebich Peroni, o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, a procuradora Jurídica do Tecpar Adrianne Correia Pereira e a diretora executiva da Abipti, Flaudemira Paula.
