A Justiça Eleitoral no Paraná precisa de 110 mil pessoas para trabalhar nos locais de votação dos 399 municípios do estado para as eleições de 2022. Podem se inscrever eleitores com mais de 18 anos em situação regular, basta preencher o formulário e aguardar o contato do cartório eleitoral do município.
BENEFÍCIOS AOS MESÁRIOS
Conforme previsão em Lei Estadual, os mesários possuem isenção na taxa de inscrição em concursos públicos âmbito do Estado do Paraná, e dois dias de folga no trabalho. Essas são algumas de uma série de vantagens que o mesário pode ter ao prestar serviço à Justiça Eleitoral.
ESTUDANTES: MAIS VANTAGENS
Estudantes universitários podem ganhar até 60 horas extracurriculares ao trabalharem nas eleições (a partir de 30 horas para cada turno trabalhado), se a faculdade aderiu ao Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga). Para isso, a grade de ensino deve prever horas extracurriculares de cumprimento obrigatório pelas acadêmicas e acadêmicos.

UNIVERSIDADE AMIGA
O convênio propõe uma oportunidade de conhecimento e integração entre as universitárias e universitários e o Poder Judiciário. É uma forma de os jovens conhecerem de perto o processo eleitoral e de sensibilizá-los para o voto consciente e para a segurança do processo eletrônico de votação. Além de estimular o trabalho voluntário e o pleno exercício da cidadania, com uma experiência social prática.
O QUE SE ESPERA DOS ESTUDANTES
Estudantes: realizar o treinamento presencial ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral e trabalhar nas eleições no 1° e no 2° turno (se houver).
É possível se inscrever como voluntário pela internet, sem sair de casa, basta acessar o link.
Universidades: incentivar a integração entre estudantes e a Justiça Eleitoral, disseminando a importância do exercício da cidadania. Cabe também divulgar às acadêmicas e acadêmicos a adesão da instituição ao Uniamiga e suas vantagens;
Justiça Eleitoral: proporcionar treinamento aos acadêmicos para atuarem nas eleições e controlar a sua frequência no exercício da função. Além de expedir declaração de participação nos trabalhos eleitorais.
ADESÃO DE UNIVERSIDADES
O representante legal da instituição deve ler o Termo de Adesão e, se estiver de acordo, preencher os campos editáveis, imprimir, assinar e digitalizar o documento.
Em seguida, preencher o formulário disponível nesse endereço e anexar os arquivos solicitados. Depois de enviado, basta aguardar a confirmação de adesão.
