quinta-feira, 24 abril, 2025
HomeOpinião de ValorEle transformou sua realidade com os princípios da engenharia

Ele transformou sua realidade com os princípios da engenharia

AssessoriaEngenharia é uma área de atuação que oferece soluções práticas para problemas concretos. Um trabalho que cria soluções planejadas que sejam viáveis econômica e tecnicamente. Ou seja, um engenheiro precisa conhecer a fundo o tema do projeto a ser desenvolvido e dedicar-se muito bem a ele. E essa é a rotina do superintendente regional da Plaenge Daniel Turchetti há quase duas décadas.

Natural de Campinas (SP), ele mudou-se para Curitiba com a família aos 10 anos. Filho mais velho de três irmãos, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2006. O pai era bancário e não havia nenhum engenheiro na família.
“Eu sempre gostei da área de exatas. Tinha facilidade em Matemática e Física. Cheguei a pensar em cursar Direito, mas um teste vocacional me mostrou minha real aptidão”, conta. Tanto que durante a faculdade, deu aulas particulares de Matemática para complementar a renda. “Minha percepção da faculdade foi diferente. Todos os meus colegas vinham de famílias de engenheiros, menos eu, então fiquei meio perdido no início”, confessa.

Sensação que logo se dissipou na conquista do primeiro estágio, em uma construtora. “Durante os estudos eu fiz estágios em três segmentos diferentes e percebi que o que eu mais me identificada era a construção civil”, revela.

Em busca de soluções

A experiência na área comercial antes de entrar na Plaenge, em 2011, como engenheiro civil residente, foi fundamental para compreender o mercado e buscar soluções inusitadas para os desafios que viriam a seguir.

“Eu sempre gostei dos canteiros de obras, de acompanhar o projeto do início ao fim”, diz. E foi o que fez com o projeto Le Parc, da Vanguard, em que acompanhou desde a fundação até a entrega das primeiras torres residenciais. “Foram mais de 40 mil m2 de área construída. Foi uma obra desafiadora para quem estava iniciando”, conta.

Em 2014, quando parte inicial do projeto foi entregue, Turchetti recebeu o convite para trabalhar na área de incorporação. Era um momento singular do mercado imobiliário, quando as empresas estavam parando de lançar novos empreendimentos para poder vender os estoques.

“Fui convidado para área justamente para começar a pensar em um novo ciclo. Foi quando decidimos ir na contramão do mercado e passamos a comprar terrenos para preparar novos empreendimentos”, lembra, complementando: “Nossa estratégia foi parar de lançar antes da crise e voltar a lançar antes dos concorrentes”.

Acompanhando as mudanças

Com cada vez mais experiência no mercado, ele recebeu outro desafio: ir para Campinas, cidade em que nasceu, desbravar terrenos e contratar uma equipe para o início da operação da construtora na cidade paulista. “Quando cheguei em Campinas, já tínhamos as regiões mais promissoras mapeadas. Começamos a comprar os lotes vislumbrando empreendimentos que tinham sinergia com a construtora”, revela.

Poucos dias depois de mudar-se para a cidade, recebeu uma notícia que também transformaria por completo a sua vida: iria ser pai pela primeira vez. E além das mudanças pessoais e profissionais, veio também a pandemia, período que impactou definitivamente o mercado imobiliário, fazendo com que as pessoas valorizassem cada vez mais o bem-estar e a qualidade de vida dentro de suas casas.

Turchetti ficou em Campinas até o final de 2022 e lançou cinco grandes empreendimentos na cidade. Foi quando foi convidado para assumir a gerência regional da Plaenge em Curitiba. Na época, já tinha acumulado bastante experiência no mercado para assumir o desafio de consolidar uma operação de qualidade e em crescimento constante.

“Os mercados são diferentes. Em Campinas tínhamos 80 funcionários diretos. Em Curitiba, o Grupo Plaenge tem 300, além de uma operação robusta que precisa de continuidade”, analisa. E comemora os números desde a sua chegada. Em 2023, primeiro ano de seu novo cargo, a Plaenge vendeu 60% a mais do que no ano anterior.

Números que aumentam exponencialmente à medida que o tempo passa. Atualmente com dois filhos, com pós-graduação em Gestão de Negócios e muito repertório acumulado, Turchetti comemora a sua atuação no mercado e experiência na Plaenge.

“Nós mudamos nossa forma de lançar. Estamos lançando mais e vendendo com mais velocidade. Isso nos coloca em uma posição importante no mercado e nos consolida como a maior construtora do sul do Brasil, referência no ramo imobiliário de alto padrão em seis estados brasileiros e no Chile. Tenho orgulho em fazer parte dessa história”, conclui.

Leia Também

Leia Também