sábado, 9 agosto, 2025
HomeMemorialDos Leitores: novos tempos em comunicação

Dos Leitores: novos tempos em comunicação

CARO Prof.Aroldo,

Francisco Souto Neto (com Loreta Tiberina e Paco Ramirez)
Francisco Souto Neto (com Loreta Tiberina e Paco Ramirez)

Tenho feito uma reflexão sobre a imprensa atual. Através da imprensa tradicional, em papel, um assunto publicado era lido por um restrito número de leitores e tinha validade por curtíssimo prazo: o jornal era descartado no dia seguinte, e a revista era lida somente até à próxima edição. Porém com o prodígio deste novo tempo denominado internet, o assunto perdura indefinidamente e tem um alcance incrível e instantâneo.

Um exemplo do que acabo de dizer: há uns três anos, desde que o TJ-PR comprou o enorme edifício – um dos maiores desta capital – localizado na esquina da Av. João Gualberto com a Rua Mauá, na hora do almoço a sua galeria externa era ocupada pela imensa fila dos funcionários para os elevadores, que chegava a dobrar a esquina. Era, entretanto, uma fila desorganizada que bloqueava o livre trânsito de pedestres naquele espaço público. Muitas vezes pedi ao pessoal da portaria que levasse aos responsáveis uma sugestão pela organização da fila, falei ao pretenso encarregado da circulação pelo prédio, conversei com pessoas que trabalham ali e até mesmo com um dos desembargadores com gabinete no prédio. Tudo em vão, como sempre. Tive então a ideia de fotografar a fila indisciplinada e escrever um artigo para o Portal Iza Zilli.

Colocado o assunto na internet, em pouquíssimos dias tive a grande surpresa de ver o inimaginável: a imensa fila estava perfeitamente organizada e os transeuntes circulando livremente pela galeria externa (paralela à calçada) ao abrigo do sol e da chuva.

http://fsoutone.blogspot.com.br/2016/03/filas-para-que-vos-quero-ou-fila-mal.html

No link acima, estão as fotografias de antes e depois… e meu artigo conta agora com um adendo de agradecimento ao TJ-PR por ter acatado e até ampliado as minhas sugestões. Acrescentei também, ao pé do referido artigo, um filme de apenas 4 minutos, com algumas considerações de Anita Zippin sobre o assunto, na nossa reunião da Academia de Letras José de Alencar da semana passada. O filminho poderá ser visto diretamente aqui:

A lição que fica é do impressionante poder de convencimento – quiçá até mesmo de persuasão – que a internet impõe… e de que um blog, que pode ser paralelo à coluna em papel, é o caminho mais acertado para o sucesso de muitos desideratos.

FRANCISCO SOUTO NETO, – Curitiba

(correspondências para a coluna: aroldo@cienciaefe.org.br)

Leia Também

Leia Também