sábado, 9 agosto, 2025
HomeMemorialDos Leitores: lembrando Dino Almeida com um vídeo raríssimo

Dos Leitores: lembrando Dino Almeida com um vídeo raríssimo

Francisco Souto Neto, jornalista Dino Almeida e Luiz Geraldo Mazza
Francisco Souto Neto, jornalista Dino Almeida e Luiz Geraldo Mazza

Prof. Aroldo!

Muito obrigado por ter publicado meu artigo sobre Dino Almeida na sua prestigiosa coluna do I&C e no seu blog. Esse artigo já conta com 691 acessos, um dos mais visitados no meu blog e no Portal da Iza. Que bom, pois assim nosso saudoso amigo está sendo lembrado e comentado. Estive por uns dias no meu apartamento de Caiobá (onde não tenho internet), por isso somente agora estou agradecendo-lhe.

Aproveitando a ocasião, envio-lhe a 2ª parte (final) do meu artigo sobre o Dino, agora comentando os seus concursos Glamour Girl e Garota Caiobá, que movimentavam a sociedade paranaense:

http://fsoutone.blogspot.com.br/2016/07/dino-almeida-e-sua-caioba-divina.html

LEMBRANDO DINO ALMEIDA (2)

A propósito, enquanto pesquisava na internet sobre os dois mencionados concursos (em vão, porque praticamente nada existe registrado sobre referidos eventos na web), encontrei um poderoso documentário sobre Dino Almeida, no qual ele é entrevistado por um grupo de amigos. Esse vídeo tem duas horas e meia de gravação. É um dos raríssimos registros sobre nosso saudoso amigo, e provavelmente a única entrevista que conseguiu sobreviver ao tempo. Enquanto ouvia, tive a impressão de ouvir a sua voz. Pensei: “Parece ser o Prof. Aroldo”… e logo estava confirmado. É uma pena que o filme não tenha a data, mas quero cumprimentá-lo por ter estado presente à entrevista. Pena também que os entrevistadores não aparecem no filme, mas suas vozes estão lá, eternizadas para os futuros pesquisadores. Meus parabéns por esse precioso registro histórico. Caso o sr. não tenha o filme, ei-lo:

Como disse acima, são duas horas e meia… que valem a pena, pelas recordações que nos trazem. Acho que o sr. gostará de lembrar da sua própria participação.

FRANCISCO SOUTO NETO, Curitiba, crítico de artes plásticas, memorialista do Paraná

RESPOSTA: Souto, você é mesmo incansável. Seria meu primeiro candidato a ocupar uma instituição cultural voltada à memória paranaense. Grato pela “descoberta”.

O vídeo deve ter sido feito lá por 1988. Acho que foi para o projeto Memória Histórica Bamerindus, do qual eu participava, com outros jornalistas: João DeDeus Freitas Neto (coordenador), Aramis Millarch, Renato Schaitza, Hélio de Freitas Puglielli, Luiz Geraldo Mazza.

Levantamos depoimentos de cerca de 250 personalidades paranaenses, em vídeo profissional.

O material, se a lei está sendo obedecida, deve estar no Museu da Imagem e do Som, a quem o acervo levantado pelo Bamerindus para o projeto citado foi encaminhado, quando o banco entrou em liquidação (decisão foi do Banco Central, de encaminhar esse acervo ao Museu).

Gratíssimo por sua atenta presença.

(correspondências para a coluna: aroldo@cienciaefe.org.br)

Leia Também

Leia Também