terça-feira, 3 dezembro, 2024
HomeCiência e Fé3 de janeiro, dois meses depois: o legado continua

3 de janeiro, dois meses depois: o legado continua

Aroldo Murá se foi, mas o Professor será eterno

 

Há dois meses, nos despedíamos de Aroldo Murá Gomes Haygert. Dias antes, o mundo dava adeus a Edson Arantes do Nascimento, que se foi com a mesma idade (82 anos) por causas médicas parecidas. Mas o Rei Pelé vai existir para sempre. Usando a mesma analogia, sabemos que Aroldo Murá se foi, mas o Professor será eterno. Assim como sua obra e legado.

Uma união de esforços entre amigos e familiares, das mais variadas formações e atuações, vem dando andamento aos vários projetos e atividades que o mestre jornalista criou. A seguir, um pouco das atualizações e o que vem por ai:

Vozes do Paraná 14

Conforme já antecipado, a edição 14 da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” seguirá com a Editora Bonijuris sob a escrita e edição dos jornalistas André Nunes, Jubal Dohms e Maí Nascimento. Com o reforço de edição de imagens de Eliseu Tisato (na foto abaixo, o “time” reunido em setembro de 2022, no lançamento de Vozes 13). Agradecimentos ao casal Luiz Fernando e Elin Tallarek de Queiroz, que torna essa obra realidade há tantos anos, e à Marcelle de Cerjat Duarte, pelo apoio e incentivo ao Vozes.

Os primeiros perfilados já estão sendo entrevistados: a arquiteta urbanista Malu Marques Dias, professora aposentada da UFPR. Referencial no planejamento urbano da universidade, de Curitiba e na preservação do patrimônio cultural do Paraná. E o jornalista e escritor Eduardo Sganzerla, autor de “Caminhos que levam para o Norte”, entre outros títulos, que atuou como editor de jornais como a Gazeta Mercantil.

Instituto Ciência e Fé

Fundado em 1995 pelo Professor Aroldo ao lado de um grupo de intelectuais e profissionais liberais, com a ideia de discutir temas atuais à luz da razão e da fé, realizando palestras e pesquisas nas áreas da fenomenologia religiosa, o Instituto Ciência e Fé passa a ser presidido pelo médico oncologista Cícero de Andrade Urban, tendo na vice-presidência Jubal Sérgio Dohms.

As próximas ações do instituto e a continuidade do Jornal Universidade, publicação mensal em circulação desde 1998, estão sendo definidas por sua diretoria, que inclui Luiz Fernando de Queiroz, José Lucio Glomb, Antonio Carlos Coelho, Edmilson Fabbri, Raul Anselmi Jr, Helio Martins e Fabio Haygert.

Novo site

Seguindo a vontade dos herdeiros do Professor Aroldo, este Blog/Coluna não será excluído. São quase 10 anos de publicações, com análises jornalísticas, fatos, opiniões e muitos resgates da memória da sociedade curitibana e paranaense. Mas vamos mudar de roupagem, com um novo nome: Mural do Paraná. Agenda cultural, notas sociais e de variedades sobre Curitiba e o Paraná serão sempre bem-vindas ao Mural!

O novo site está sendo desenvolvido em parceria com a Agencia Vulgata e em breve irá ao ar. A ideia do nome, que faz referência a Murá, veio da jornalista e amiga Marisa Valério.

Walter Schmidt

Biografia

Outro projeto que será iniciado é a biografia de Aroldo Murá. Além do resgate da história familiar, infância e primeiros anos no Rio Grande do Sul e interior do Paraná, não é trabalho simples levantar 62 anos de produções jornalísticas na imprensa escrita, falada e audiovisual. O Professor foi repórter, editor, colunista, apresentador, professor universitário, escritor, padrinho… Tantas iniciativas exigirão levantamento de campo e entrevistas com os mais diversos personagens que viveram, trabalharam e conviveram com ele.

Diego Antonelli

André Nunes vai coordenar o projeto ao lado dos jornalistas Diego Antonelli e Walter Schmidt, especialistas em biografias e na história da imprensa paranaense. Também se somou ao grupo a jornalista e professora aposentada da UFPR, Rosa Dalla Costa, que trabalhou com Aroldo Murá no Diário Indústria & Comércio.

Rosa Maria Dalla Costa

Espaço memorial

Por fim, existem intenções de se buscar espaço para um memorial ao Professor Aroldo Murá, como homenagem e retribuição à sua vida e obra em prol do Paraná e sua gente. Ainda não há uma iniciativa definida, mas todas as ideias e contribuições são bem-vindas, em especial que envolvam a Cultura e a preservação da memória do nosso Estado.

Leia Também

Leia Também