quinta-feira, 24 abril, 2025
HomeCiência e FéDia de Ogum: conheça mais sobre o Orixá guerreiro

Dia de Ogum: conheça mais sobre o Orixá guerreiro

Terra – Em Abril, celebramos uma das divindades mais conhecidas no culto aos orixás, Ogum, o orixá guerreiro. Na mitologia africana, Ogum é o orixá regente dos caminhos, cultuado das religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Considerado um dos primeiros orixás a surgir na criação do mundo, Ogum é o regente da força e da batalha. Em iorubá, seu nome significa “Guerra”.

Devido ao culto aos orixás ter sido proibido na antiguidade, era comum associar cada divindade a um santo católico. Na Umbanda, Ogum está associado a São Jorge, um sincretismo religioso que segue vivo atualmente.

Esse orixá é o regente do metal e da metalurgia, sendo ele o patrono de todas as ferramentas de ferro, como: a ferradura, a espada, o martelo, a pá e as facas – Ogum é o senhor dos ferreiros.

Ele é o pai das direções e dos caminhos, é ele quem nos conduz diante das guerras e batalhas, nos protegendo do mal e fortalecendo nossos ideais de vida. Ogum é o protetor dos trabalhadores, da pessoa que batalha pelo pão de cada dia. Como está ligado ao trabalho e às ferramentas, também é considerado o protetor do plantio e das colheitas.

Ogum nos impulsiona a seguir em frente, a lutar pelos propósitos e insistir em nossos sonhos, nos dando coragem e vitalidade, nos ensina também a ter a calma diante dos obstáculos, agindo cautelosamente e com estratégia.

Quem são os filhos de Ogum?

Na Umbanda, cada pessoa possui um pai e mãe de cabeça, uma energia feminina e masculina que protegem os caminhos e até moldam a nossa personalidade – as características dos filhos de Ogum são pessoas fortes, impulsivas e diretas, se irritam com facilidade e são briguentas, são fortes e destemidos, enfrentam as adversidades, são pessoas trabalhadoras e cheios de vigor, além disso, costumam ter bastante força física.

Ogum é descrito como um forte homem negro e com traços marcantes, suas cores dependem da tradição seguida, mas o azul-marinho e o vermelho são as cores mais utilizadas. Seu metal é o ferro e sua ferramenta, a espada (símbolo do poder e da luta). Entre suas principais oferendas estão a feijoada e o Inhame. Seu domínio são as estradas, trilhos de trem, seu dia na semana é terça-feira.

Leia Também

Leia Também