Assessoria – No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ela está entre os três alimentos mais produzidos globalmente, ao lado do arroz e do trigo.
No Brasil, a fruta é presença constante nas mesas, pois além de acessível e barata, tem uma versatilidade que combina tanto em preparações salgadas quanto em doces e sobremesas. O chef Bruno Pimmentel, do restaurante Jangaroo – Peixes e Carnes, compartilha a sua sobremesa autoral, Aboriginal Art, carro-chefe da casa.
Aboriginal Art
Ingredientes
- Banana da terra – 1 unidade
- Sorvete de creme – 1 bola (ou outro sabor de preferência)
- Açúcar – 1 colher sopa
- Água – 1 colher sopa
- Conhaque – 1 colher sopa
- Hortelã e fruta (ex: morango/carambola) para decoração
Calda
- Café extra forte – 1 xícara cafezinho
- Chocolate em pó – 2 colheres
- Açúcar – 1 colher sopa
Modo de preparo
- Fazer um caramelo com o açúcar e a água (fogo baixo até derreter o açúcar, quando der a cor, adicionar a água e mexer). Colocar na frigideira a Banana cortada ao meio, envolver ela no caramelo e flambar com o conhaque.
- Para a calda: Adicionar o café e o açúcar e deixar reduzir a ponto de calda, na sequência adicionar o chocolate em pó.
- Dispor em um prato a Banana caramelizada junto com a calda, adicionar o sorvete de creme, acrescentar a calda por cima do sorvete e decorar com a hortelã e fruta escolhida.
Serviço: Jangaroo – Peixes e Carnes
- Jockey Plaza Shopping, piso L2, corredor Boulevard
Rua Konrad Adenauer, 370 – Tarumã. - Telefone: (41) 99699-1088/ Instagram: @restaurantejangaroo / @obrunnopimentel
- Funciona todos os dias das 11h30 às 22h e aos sábados das 11h30 às 23h.