Assessoria – O arquiteto curitibano Ricardo Amaral foi premiado na categoria Arquitetura e Cidades pelo Design for a Better World Award 2025 (DFBWAward), uma das principais premiações da arquitetura e design no Brasil, que desde 2021 destaca obras nacionais e internacionais por traduzirem funcionalidade e estética com consciência sustentável. O Troféu Curupira reconheceu o projeto BIOOS Home, parte de um ecossistema urbano inovador em Curitiba, que integra moradia, saúde e bem-estar com foco no público 60+. O prêmio mantém parceria com o iF Design Award, um dos mais importantes reconhecimentos do design mundial.
O complexo projetado pelo arquiteto Ricardo Amaral reúne duas torres interligadas por um mall: uma residencial e outra voltada à saúde, oferecendo desde consultórios e hospital-dia até serviços de conveniência e lazer. Seu design segue o conceito Senior Living, com espaços amplos, acessíveis e sustentáveis, que estimulam a convivência, autonomia e segurança.
“Com certificações WELL, GBC Condomínio e LEED Gold, o projeto alia arquitetura inclusiva e soluções sustentáveis como reuso de águas, controle de qualidade do ar e iluminação natural. O formato híbrido e pay-per-use traz inovação e praticidade, fortalecendo o impacto social e econômico ao atender a crescente população sênior e promover um novo modo de viver nas cidades”, apontou o júri indicado pelo Centro Brasil Design para escolher os vencedores do ano.
Um dos expoentes da “escola” de arquitetura liderada pelo consagrado arquiteto e urbanista Jaime Lerner, falecido em 2021, Ricardo Amaral é reconhecido pela excelência, inovação e impacto socioambiental de seus projetos, que constituem referência de criatividade e qualidade no setor. Entre eles, destacam-se intervenções urbanísticas que valorizam o espaço público, além de edificações que dialogam com a paisagem local, respeitando características culturais e ambientais.
Em novembro, Amaral recebeu outros dois prêmios internacionais que colocam a empresa Ricardo Amaral Arquitetos Associados, entre as melhores do mundo. O projeto Fábrica de Ideias foi premiado em duas categorias do Global Design & Architecture Design Awards (GADA 2025). O empreendimento vai transformar a antiga fábrica da cervejaria Brahma, no bairro Rebouças, em um espaço moderno para tecnologia, cultura, inovação e lazer, beneficiando a cidade e seus moradores. A iniciativa é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo do Paraná e a Audi do Brasil e começa a ser licitada no início de 2026.
60+ com saúde e bem-estar
O BIOOS – localizado no Juvevê, um bairro da capital paranaense com infraestrutura de serviços e comércio – é um complexo residencial e de saúde pioneiro no Brasil, inspirado no conceito global que integra moradia para o público sênior com serviços de saúde e bem-estar em um único ambiente. Ele oferece uma residência moderna, acessível e adaptada às necessidades de quem tem mais de 60 anos, incluindo serviços médicos e espaços comunitários.
Com design assinado por Ricardo Amaral e paisagismo de Benedito Abbud, o empreendimento está sendo erguido pela Construtora Laguna. Alta qualidade de vida, com segurança e integração social, estão contempladas também em detalhes como tomadas inteligentes, sensores de fumaça, piso aquecido e botões de emergência, tudo pensado para autonomia e conforto dos moradores.
“Essa premiação ressalta nosso compromisso não apenas com a inovação arquitetônica, mas também com a responsabilidade social e o futuro diante da crescente longevidade da população brasileira. Nosso projeto BiOOS avança como um exemplo de arquitetura que respeita e valoriza a dignidade, o cuidado e o bem-estar da pessoa em todas as fases da vida, unindo funcionalidade, estética e sustentabilidade em um conceito único pioneiro no país”, destaca Ricardo Amaral, revelando os princípios que nortearam o projeto.
Noite de premiação
O projeto de Ricardo Amaral, que teve a colaboração de Fabiano Gonçalves e de Monica Janoski, foi premiado em um evento festivo realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, o icônico Museu do Olho, em Curitiba, com a presença de arquitetos, urbanistas e designers de todo o país.
Além da categoria Arquitetura e Cidades, foram premiados também projetos nas categorias Design de Produtos, Design de Serviços, Design Gráfico, Digital e Embalagem. Todos receberam o Troféu Curupira, neste ano em uma versão assinada pela Design Bridge e confeccionada artesanalmente. Inspirada no guardião das florestas do folclore indígena, a peça foi feita em vidro, material reciclável, e produzida pela Cristais Cisne, de Blumenau (SC), para refletir a harmonia entre arte, inovação e excelência artesanal.
