O Centro Brasil Design anunciou, nesta quinta-feira (30), os vencedores do Design for a Better World Award 2023. Foram 51 projetos laureados na premiação brasileira que destaca as melhores soluções de design que impactam a sociedade de maneira positiva em busca de um mundo melhor. A solenidade de premiação foi conduzida pelo Centro Brasil Design, que promove o evento, e pelo designer Gustavo Greco, à frente da Greco Design, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A cerimônia reuniu cerca de 350 pessoas, que vieram de todo o país e até do Japão. Confira aqui todos os projetos premiados.
A terceira edição do Design for a Better World recebeu 319 inscrições, vindas de todo o Brasil e do exterior. Os projetos premiados representam 19 cidades brasileiras e nove estados, e mostram a diversidade e potencial do design por todo o país. Também foi premiado um projeto internacional de Uxbridge, no Reino Unido. Os premiados foram agraciados com o Troféu Curupira, a estatueta do DFBW Award, que neste ano foi personalizada pela renomada designer Ana Couto, fundadora da agência homônima.
O júri multidisciplinar composto por 24 especialistas do Brasil e do exterior avaliou projetos de quatro áreas de atuação: design de produtos, serviços e embalagens; design gráfico, digital, UX/UI e comunicação; arquitetura e cidades; e conceito. Foram analisadas questões como uso de processos mais limpos e de menor impacto, eficiência na produção e logística, redução no uso de matéria-prima, redução de resíduos, reuso da água, reciclabilidade e reutilização, eficiência energética, economia circular, rastreabilidade, inclusão, democratização e acessibilidade.
Todos os projetos inscritos receberam o feedback do júri contendo a pontuação detalhada conforme o critério de avaliação e comentários dos jurados. O documento tem como propósito apontar oportunidades de melhorias para os participantes, além de ressaltar a transparência do processo de avaliação.
Premiados do DFBW Award 2023
Os premiados poderão usar o selo DFBW Award em seus produtos e projetos e foram laureados com o Troféu Curupira. Com o tema “Retomada”, a estatueta deste ano é inspirada nos tradicionais mantos feitos por meio de uma técnica ancestral do povo tupinambá com as penas vermelhas da ave guará, o Manto Tupinambá.
Outros benefícios dos autores dos projetos laureados pelo DFBW são a participação no ebook bilíngue com informações sobre todas as iniciativas vencedoras; visibilidade com divulgação dos projetos pelo Centro Brasil Design; indicação para participar de palestras e eventos; conexão com uma rede de parceiros nacionais e internacionais e desconto em consultorias realizadas pelo CBD.
Todos os projetos premiados estão disponíveis no site.
Design for a Better World Award
O DFBW Award nasceu em 2021 com o propósito de dar visibilidade para iniciativas que podem fazer a diferença por um mundo melhor. “Queremos mostrar o que pessoas e empresas têm desenvolvido com o objetivo de melhorar a sociedade em que vivemos,” explica Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design. “Recebemos muitos projetos incríveis nesta edição, que têm potencial de exercerem papeis transformadores na sociedade. Estamos felizes e orgulhosos com a qualidade das iniciativas”.
A próxima edição do Design for a Better World Award será lançada em maio de 2024. O DFBW Award tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo. Promover e multiplicar as boas soluções a fim de que alcancem mais lugares e impactem o maior número de pessoas.