Por André Nunes, com informações da CBN Curitiba e Gazeta do Povo – Decano do jornalismo paranaense e referência para várias gerações de profissionais, Luiz Geraldo Mazza morreu na noite desta terça-feira (10), em Curitiba. Ele estava internado em um hospital da cidade desde julho e tinha 93 anos.
O velório acontece nesta quarta-feira (11), das 9h às 17h, na Capela 03 da Unilutus, na rua Desembargador Benvindo Valente, 358, no bairro São Francisco, em Curitiba.
Jornalista há mais tempo em atividade no Paraná, Mazza foi comentarista por quase todo o período de existência da CBN Curitiba. Foram cerca de 25 anos comentando política, economia e os assuntos da cidade com maestria e com muita história para contar.
Trajetória
Natural de Paranaguá, Luiz Geraldo Mazza se mudou para Curitiba aos oito anos, onde estudou e se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1955. Apesar disso, escolheu trilhar a carreira da comunicação, tornando-se referência no jornalismo paranaense por mais de seis décadas.
Mazza trabalhou em jornais da capital, como Diário do Paraná, Última Hora,Correio de Notícias e Indústria e Comércio, e também colaborou com publicações de outras cidades e estados, como Folha de Londrina e Folha de S. Paulo. Na televisão, dirigiu durante dez anos o jornalismo da TV Paranaense Canal 12.
Vozes do Paraná
A terceira edição da coleção Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, em 2010, trouxe Mazza como um dos personagens retratados pelo Professor Aroldo Murá, de quem era colega de longa data (acesse o PDF aqui). O decano da imprensa também foi um dos entrevistados do projeto Encontros do Araguaia, ainda sem data de publicação, que levantou depoimentos inéditos de personalidades da imprensa, mundo jurídico e da política, coletados entre 2015 e 2016 no Edifício Araguaia, onde morava o Professor Aroldo.