Provocadas pelo debate sobre o etarismo no mercado de trabalho brasileiro, país em que 26% da população tem mais de 50 anos, empresas de diferentes setores iniciaram um movimento de ampliação da diversidade etária das equipes. Alinhada com os preceitos ESG, de governança, sustentabilidade e responsabilidade social, a estratégia de contratação de profissionais 50+ está em programas de grandes companhias, como Pepsico, Credicard e Kimberly Clark, e também em empresas regionais, que buscam mão de obra especializada e o equilíbrio entre diferentes gerações no ambiente organizacional.
A curitibana JBA Imóveis, que completou 30 anos em 2023, é um exemplo de empresa com time misto do ponto de vista das idades dos colaboradores. Com 218 funcionários, distribuídos nos setores de assessoramento de vendas, de locações e administrativo, a empresa tem 40,3% (88) da equipe com mais de 50 anos de idade. De acordo com estudo da plataforma de realocação Maturi e EY Brasil, o percentual de trabalhadores com mais de 50 anos, em média, não ultrapassa 10% das equipes no país. Além de profissionais que atuam há quase três décadas na imobiliária, a equipe da JBA conta com recém contratados 50+ e colaboradores com mais de 80 anos.
De acordo com dados do departamento de Recursos Humanos da imobiliária, 83% dos profissionais da empresa com mais de 50 anos atuam como corretores de imóveis no setor de vendas, o carro-chefe dos negócios da JBA. “Na hora da contratação, a gente não olha para a idade da pessoa, mas para o compromisso que ela demonstra. Em geral, agregadas à maturidade e ao conhecimento que esses profissionais acima de 50 anos trazem, destacam-se qualidades como a paciência e organização, além da vontade de aprender, atualizar conhecimentos e crescer profissionalmente junto com a empresa”, avalia o CEO e fundador da JBA Imóveis, Ilso Gonçalves.
Great Place to Work
Certificada com o selo GPTW – Great Place to Work 2023, que reverencia os melhores empregadores de diferentes setores, a JBA tem, entre os colaboradores, a corretora de imóveis Isa Oliveira. Aos 50 anos, ela voltou ao mercado de trabalho depois de quase duas décadas de afastamento, em função do tratamento de saúde do filho, diagnosticado com leucemia. “Me senti mais segura pela oportunidade de atuar em uma empresa que não olha para a idade da gente e nos ajuda na qualificação, com cursos, palestras e treinamentos, por exemplo, sobre novas modalidades ou programas de financiamento. No mais, procuro agir com empatia sempre, me mantendo atenta em ouvir o que o cliente está buscando e em atender da mesma forma como eu gostaria de ser tratada”, conta.
Uma pesquisa de 2022, da empresa de auditoria Ernst & Young, feita com 200 grandes empresas brasileiras, apontou para a enorme dificuldade de inserção no mercado de trabalho dos profissionais com mais de 50 anos. Apenas de 6% a 10% das companhias entrevistadas contratam pessoas nessa faixa de idade. Cerca de 78% das empresas se consideram etaristas, ou seja, têm preconceito com relação às pessoas por conta da idade avançada e até admitem que possuem barreiras de acesso aos profissionais com mais idade. Isso acontece em um cenário de aumento da população idosa no país. De acordo com a PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população com 60 anos ou mais corresponde a 14,7% do total. Na região Sul, a parcela nessa faixa de idade soma 16,5%.
Com 86 anos, o corretor de imóveis Manoel Germano se mantém ativo, trabalhando de forma remota desde a pandemia. Ele entrou na JBA Imóveis aos 62 anos. “É um colaborador que angaria imóveis para venda espontaneamente, porque tem clientes fiéis, que confiam e que só tratam com ele. Além disso, claramente continua ativo pelo amor à profissão. Ao longo desses anos de trabalho, foi vencedor das competições internas para estimular as equipes e colecionou homenagens na empresa”, completa o CEO da JBA.
A pedido da família, o corretor de imóveis passou a trabalhar em home office há quatro anos. “Guardo com muito carinho o primeiro diploma que conquistei com meu trabalho na JBA, assim que entrei na empresa. Uma vez, alguém olhou para os meus índices de desempenho – como da vez que vendi quatro imóveis em um domingo – e comentou com o gerente: – Ele tem sorte! O gerente retrucou: – Sorte? É o primeiro a chegar na loja!”, lembra.
Entre os colaboradores, a JBA tem também profissionais com mais de 60 anos, que estão na empresa desde a fundação. A despachante imobiliária Brígida Pagliarini, que trabalha na área de financiamentos da JBA, começou como secretária em 1993. “Na época com 37 anos, eu não conseguia emprego, por causa da idade. Meu primo, que era corretor de imóveis junto com o Ilso, me indicou para a vaga de secretária. Nunca me esqueço que, no primeiro dia de trabalho, recebi o vale alimentação e troquei por pão e leite. Estávamos literalmente passando fome em casa”, relembra.