Folha de S. Paulo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.
Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 9 de setembro, Lula se manteve igual. Já Bolsonaro oscilou de 34% para 33% –a diferença entre eles é de 12 pontos. Ciro oscilou de 7% para 8%. Tebet tem os mesmos 5% da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%.
AVALIAÇÃO NEGATIVA SOBE
Faltando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno, a avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro está em 30%, de acordo com o Datafolha. Para outros 44%, sua gestão é ruim ou péssima.
Na pesquisa anterior sobre o tema, o placar estava em 42% a 31%.
O volume dos que acham a gestão regular era de 25% e se manteve nessa taxa na mais recente pesquisa do instituto, feita de terça-feira (13) a esta quinta-feira (15). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 5.926 eleitores em 300 municípios de todo o Brasil.
A avaliação positiva do presidente vinha em uma alta gradual nos últimos meses, mas estagnou no levantamento divulgado na semana passada. Em maio, o presidente tinha 25% de ótimo ou bom e, em julho, 28%. A oscilação agora está dentro da margem de erro.