segunda-feira, 30 junho, 2025
HomeAgenda CulturalDança: espetáculo Projeto Origem encena movimentos migratórios

Dança: espetáculo Projeto Origem encena movimentos migratórios

Assessoria – O espetáculo Projeto Origem parte de registros que deixamos por onde vivemos, inscritos e escritos, que pulsam no espaço, no outro e no próprio corpo ao atravessar as fronteiras do que se imagina ser e mergulhar na experiência de se recriar em um novo território. O projeto entrará em curta temporada de 1º a 12 de novembro, no Teatro Zé Maria Santos, com apresentações de terça a domingo com ingressos gratuitos.

“Ao longo de todo o projeto tivemos uma grande preocupação de conhecer esses artistas e trabalhar a partir do conhecimento de dança, de trabalho corporal e desejos artísticos que eles traziam. É muito interessante criar a partir das diferenças, pois são pessoas de diferentes origens, com pensamentos, cultura e a própria relação com o corpo bem distintas. A partir de estudos biográficos e ficcionais, parte do espetáculo foi criado pelo próprio elenco e eu, como diretora, fui tateando o que havia em comum a estas pessoas. Projeto Origem não pretende espetacularizar essas narrativas, mas aposta numa cena como lugar de acontecimento que aborda a mistura”, conta a diretora e coreógrafa Patrícia Machado. 

Para Franscisco Rodriguez, imigrante venezuelano que vive em Curitiba há quatro anos, conhecer o projeto foi de extrema importância, pois pode retomar junto com sua esposa o contato com a arte e com a dança. “Na Venezuela fazia dança tradicional e folclórica, além de estudar teatro e dramaturgia, e muito dessa vontade de estar ligado às danças folclóricas, é  por eu ter uma herança afro-indígena. E desde imigração eu acabei me afastando das artes, pois como todo o imigrante temos que correr atrás de trabalho para poder sobreviver, e ter a chance de poder trazer toda a minha família para o Brasil. Fico muito contente por fazer parte do Projeto Origem, pois é uma oportunidade onde eu como imigrante encontrei para ter novamente contato com a arte, e de alguma forma contar as nossas histórias”,comentou Francisco.

Foto: Gus Benke

Cassandre Pierre, vinda do Haiti, país do Caribe que enfrenta problemas políticos e socioeconômicos, ficou sabendo das audições através de um grupo de WhatsApp, e viu como uma oportunidade de ter contato com a dança novamente. “Desde a minha infância, sempre gostei da arte e da música. São ferramentas de expressão corporal e emocional que me ajudam a estabelecer o equilíbrio em meus pensamentos e sentimentos, E estar no espetáculo e poder mostrar a minha relação com a dança de uma maneira autêntica é muito bom”, disse Cassandre.

O espetáculo de dança inédito, aborda o conceito de “mundialidade” de Edouard Glissant, que investigou o que há de poético nos êxodos humanos. A partir daí nasce a montagem, apoiada no conceito de fazer junto, buscando na pedagogia de fronteira, o estético e o ético presentes na necessidade de aprender, criar e inventar um conceito de humanidade por vir. Ao lançar luz em um processo artístico, a proposta inclui criações de bailarinos brasileiros e artistas em situação de migração e refúgio que juntos dividem a cena.

Projeto Origem

Origem é um projeto da coreógrafa Patrícia Machado, que há bastante tempo vem estudando práticas artísticas junto a pessoas em situação de deslocamento forçado, como migrantes, refugiados e apátridas. O start do projeto surgiu em 2017, quando Patrícia guiou uma residência artística com bailarinos do Teatro Guaíra, onde propôs um trabalho em parceria com o Trio Alma Síria, composto por artistas refugiados vindos de Allepo. E essa vontade surgiu após ter passado alguns anos trabalhando com dança em outros países, e sentindo na pele o que é ser uma migrante.

Serviço

  • Quando: De 01/11 a 12/11. Terças,Quartas, quintas e sextas às 20h | Sábados e domingos às 18h e às 20h.
  • Onde: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, São Francisco)
  • Classificação indicativa livre
  • Duração 50 min
  • Ingressos gratuitos | A bilheteria abre 1h antes de cada espetáculo |
  • Informações: projetoorigem@gmail.com
Leia Também

Leia Também