domingo, 22 dezembro, 2024
HomeAgenda CulturalDança: Cia Sutil dá início à circulação de "Olha pra mim"

Dança: Cia Sutil dá início à circulação de “Olha pra mim”

Assessoria – Contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022, o espetáculo “Olha pra mim” faz dez apresentações no Paraná (Almirante Tamandaré, Colombo e Araucária; Santa Catarina (Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra) e São Paulo (Apiaí, Registro e Eldorado). “A ideia dessa circulação partiu de tirar o espetáculo de dentro do teatro e levar para rua para lugares abertos, espaços onde possam ser de fácil acesso ao público”, finalizou a artista. A circulação do espetáculo acontece entre os dias 24 de junho a 16 de julho.

A Sutil Companhia de Dança desenvolve uma pesquisa em dança denominada de corpo sutil, pesquisa essa que é compartilhada com o público por meio de espetáculos e oficinas. Atualmente em Curitiba, se organiza por projetos.

Fundada em 2017, sob direção de Ádia Anselmi, interessada em cultivar uma investigação de movimento que priorize as sensações provocadas pelo movimento, sendo essa, a partir da percepção da interação corpo-mente-energia.

Dança, corpo sutil

O corpo sutil como propulsor do movimento, refere-se à uma situação de corpo em um estado de desproteger-se, a partir da sua atmosfera imagética, que abrange o corpo como materialização dos desejos. Por meio de uma escuta sensível, a pesquisa propõe o experienciar do público e participantes como fio condutor.

“A Sutil Companhia, desenvolve um trabalho em dança contemporânea a partir de uma abordagem investigativa e por meio dessa pesquisa buscamos que a obra chegue nas pessoas, que possa tocá-las assim como também somos tocadas no processo criativo, ensaios e durante as apresentações”, afirmou Ádia.

“Olha Pra Mim” estreou em 2018 e desde a sua estreia passou por diversas cidades do Brasil, passando também por temporadas na Argentina e Paraguai. Durante a pandemia o espetáculo ganhou uma versão online, disponibilizada em plataforma de streaming.

A criação da obra inspira-se na palestra “Olha pra mim” de Ângelo Gaiarsa, psiquiatra brasileiro que aborda a necessidade humana de sermos olhados e reconhecidos. A obra permeia entre as sensações de sermos olhados verdadeiramente e a busca invariável por esse olhar. O espetáculo explora a dramaturgia corporal das intérpretes em danças fluídas íntimas e que demonstram a inquietude das relações humanas.

“A conversa de Gaiarsa serviu como mote para minhas próprias indagações sobre o olhar nas relações, dentro de um contexto cultural, social e político. Juntando isso, trouxe também para o espetáculo o olhar social, o que evitamos de enxergar de olhar verdadeiramente, como as mazelas da sociedade”, explicou Ádia.

Serviço: Olha Pra Mim

  • Classificação indicativa livre
  • Duração: 45 minutos
  • Espetáculo gratuito
  • Cidades contempladas:
    PARANÁ – Almirante Tamandaré, Colombo, Piraquara e Araucária
    SANTA CATARINA – Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra
    SÃO PAULO – Apiaí, Registro e Eldorado
  • Informações: @duploproducoes | contato@duploproducoes.com
Leia Também

Leia Também