Assessoria – Primeiro curta-metragem de animação dirigido e roteirizado pela brasileira Carol Guimarães, com produção da WeDo! Entretenimento, “Um Abraço” foi selecionado como finalista do Festival ComKids 2025, um dos maiores festivais de conteúdo infantil da América Latina. Realizado por uma equipe majoritariamente feminina, o filme se destaca por sua delicadeza poética, inovação artística e representatividade de gênero na produção audiovisual. O festival acontece de 11 a 16 de agosto, em São Paulo, e tem 22 especialistas internacionais no grupo de jurados.
O Festival ComKids 2025 recebeu número recorde de inscrições de produções audiovisuais infantojuvenis, alcançando o total de 441 obras de 20 países, realizadas em português, espanhol ou em idiomas tradicionais e nativos. São conteúdos de diversos formatos e plataformas de exibição, como séries, programas de TV e filmes (curtas ou médias-metragens), conteúdos de live-action ou animação, dirigidos a crianças e adolescentes de até 15 anos.
A animação “Um Abraço” integra a Mostra Competitiva na categoria até seis anos e será exibida no dia 13 de agosto, no período da tarde, no SESC Vila Mariana, na capital paulista. A narrativa acompanha Marcelino e sua avó durante o período de isolamento social. Separados fisicamente, avó e neto constroem, por meio de encontros virtuais, um universo onde a saudade se transforma em afeto e esperança. Com sensibilidade, a obra traduz o desejo por um reencontro e o poder simbólico de um abraço como cura para a distância e a solidão.
“É uma grande satisfação ver Um Abraço entre os finalistas do Festival ComKids 2025, que recebeu 441 obras de 20 países. Ser selecionada para um evento dessa relevância, com um júri internacional e uma curadoria tão criteriosa, é um reconhecimento importante para a nossa equipe e para a proposta do filme, que trata com delicadeza o tema do distanciamento entre gerações durante o isolamento social”, destaca Carol Guimarães, diretora e roteirista de “Um Abraço”.
Financiado pelo PROAC Editais, “Um Abraço”, desde seu lançamento, tem conquistado espaço em importantes festivais de cinema nacionais e internacionais, acumulando reconhecimentos e seleções de destaque. Foi vencedor de Melhor Curta de Animação no Pupila Film Festival e recebeu indicação no Brazilian Film Festival. Além disso, nesta semana, o curta foi selecionado pelo CINANIMA 25, um dos maiores festivais de animação do mundo, com quase 50 anos de existência, que é um festival “Academy Award Qualifying”.
Entre os festivais que exibiram a obra estão:
- 10º Festival de Curtas de Campos do Jordão
- 3ª Mostra Mulher de Cinema
- 21st Athens Digital Arts Festival (Grécia)
- Mostra Refletindo Cinema
- FerFILM Festival (Kosovo)
- 3º CineNepré
- Pune Short Film Festival (Índia)
- 15th Social World Film Festival (Itália)
- 11º Santos Film Fest
- 8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema
- 8º Festival de Jaraguá do Sul
- 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte
- Brazil New Visions Film Fest
Após sua trajetória em importantes festivais nacionais e internacionais, Um Abraço voltará a ser exibido ao público no início de 2026, durante a temporada de férias escolares, na plataforma e-Teatro WeDo! — a primeira casa de espetáculos virtual e gamificada do mundo. A plataforma, desenvolvida pela própria WeDo! Entretenimento, permite que crianças e famílias assistam ao curta de forma interativa, por meio de avatares personalizados, emojis, chat de voz e texto. A proposta é oferecer uma experiência imersiva que simula a vivência de um espetáculo físico, mas com a acessibilidade do ambiente digital e valores populares de ingresso.
Totalmente acessível via navegador, o e-Teatro WeDo! foi criado com foco na democratização do acesso à arte, especialmente para o público das classes B, C e D e para pessoas com deficiência. Com essa exibição, a WeDo! amplia o alcance da obra e reafirma seu compromisso com a inclusão, a inovação e o fortalecimento do audiovisual nacional para o público infantojuvenil.
Com uma estética visual sensível e um roteiro afetuoso, “Um Abraço” reafirma o talento de Carol Guimarães e o compromisso da WeDo! Entretenimento com narrativas potentes, inclusivas e profundamente humanas.