Assessoria – Enquanto aguardam a aprovação do selo de Produto com Indicação Geográfica de Curitiba no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, as broas de centeio da capital, que já são patrimônio cultural da cidade, terão um festival só delas. O evento é fruto da parceria entre o SIPCEP (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná e a plataforma Curitiba Honesta, especializada em organização de festivais gastronômicos. O Festival da Broa de Centeio com Linguiça Blumenau acontecerá entre 8 e 20 de agosto, com pratos ao preço único R$ 19. Várias padarias tradicionais já confirmaram participação.
As broas de Curitiba têm registro histórico desde 1870, conforme pesquisa feita pelos autores do livro: “Origem, notoriedade e continuidade histórica das Broas de Centeio em Curitiba”, Claudine Botelho e Oscar Luzardo. “Não é difícil perceber que as broas de centeio de Curitiba são um elemento cultural imaterial notório e permanente da identidade gastronômica da cidade”, salienta Eduardo Engelhardt, vice-presidente do SIPCEP. Até porque essas broas são as melhores companheiras da Carne de Onça, outro prato típico de Curitiba que aguarda registro no INPI.
Segundo Sergio Medeiros, da Curitiba Honesta, a ideia de juntar a broa de centeio com a linguiça blumenau abre um amplo espaço para a criatividade das padarias que participarão do festival. “Teremos caldos usando a linguiça, servidos com fatias de broa, sanduiches com linguiça blumenau na broa de centeio, broa de centeio recheada com linguiça e vários outros pratos que prometem surpreender”, diz ele.
Ainda dá tempo para participar deste festival. Para isso, basta procurar a organização, através do WhatsApp (41) 9 99419372, com Nil Almeida, da Curitiba Honesta. O prazo de inscrições vai até 14 de julho.