quinta-feira, 11 setembro, 2025
HomeMemorialCuritiba recebe solista ucraniana em concertos que lembram vítimas da guerra

Curitiba recebe solista ucraniana em concertos que lembram vítimas da guerra

Tatiana Pyrogova, do Coro Nacional Veryovka, participa de apresentações na capital e em Pitanga, centro-sul do Paraná

 

Assessoria

A solista de um dos maiores e mais importantes corais da Ucrânia, o Coro Nacional Veryovka, Tatiana Pyrogova, é a grande atração de concertos promovidos pela Sociedade Ucraniana do Brasil em conjunto com o coral e a orquestra do Folclore Ucraniano Barvinok e a orquestra feminina Ladies Ensemble, de Curitiba. Também se apresentam os artistas ucranianos Yevhen Pyrogov e Yullia Holub.

Nos dias 26 e 27 de novembro (sábado e domingo), às 17h, a solista, que é artista honorária da Ucrânia, participa das duas sessões do já tradicional concerto do Barvinok em homenagem às vítimas do Holodomor. Com direção artística e musical de Fabiola Bach Akel, do Ladies Ensemble, e de Felipe Melnyk Oresten, maestro do Barvinok, o espetáculo reverencia a Ucrânia em um programa dedicado a obras folclóricas e de compositores contemporâneos do país.

O Holomodor (traduzindo: “matar pela fome”) foi um genocídio contra os ucranianos promovido pelo governo soviético entre 1932 e 1933, por meio principalmente da coletivização forçada da produção agrícola do país. Em 2022, essa tragédia humanitária foi reconhecida pelo Senado brasileiro e passou oficialmente a ser lembrada no país justamente no quarto sábado de novembro.

O espetáculo transforma essa história de tristeza em arte e traz à plateia a beleza da cultura ucraniana como símbolo de resistência, esperança, tradição, impacto e equilíbrio, conectando textos de cartas de sobreviventes às obras do programa. Neste ano, o concerto ganhou ainda mais relevância por conta dos ataques russos que atingem brutalmente os ucranianos desde fevereiro.

O convite a uma solista mulher e ucraniana reforça esses conceitos. Além de representar suas conterrâneas em um momento de grandes dificuldades para as mulheres de seu país, Tatiana Pyrogova traz a tradição do Coro Veryovka, uma das maiores referências de folclore para grupos como o Barvinok.

As sessões ocorrem no Auditório Regina Casillo, no centro de Curitiba. Os ingressos estão à venda pelo DiskIngressos e custam entre R$ 18 (meia-entrada) e R$ 33 (inteira). Os participantes também devem doar 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Hospital Pequeno Príncipe.

Fotos: Divulgação

Até o dia 3 de dezembro, no mezanino da sede da Sociedade Ucraniana do Brasil, no centro de Curitiba, também está aberta uma exposição que conta a história do Holodomor, em parceria com a Faculdade São Basílio Magno. A entrada é simbólica, mediante doação de um pacote de leite em pó, que será doado.

Ainda no Brasil, Tatiana também participa do Festival Nacional de Danças Ucranianas, promovido pelo Grupo Folclórico Ucraniano Kyiv, da cidade de Pitanga, centro-sul do Paraná. Na sexta-feira (2/12), primeiro dia do evento, ela se apresenta em conjunto com a orquestra do Barvinok.

PROGRAMA

Além de canções tradicionais como “Oi Tchei Toi Kin Stoiit” – apresentada com arranjo do maestro ucraniano Oleksandr Cheberko e as solistas Oksana Meister (violino) e Priscila Malanski (piano) –, o programa inclui obras de compositores e poetas ucranianos como Myroslav Skoryk, Yevhen Stankovych, Yurii Shevchenko, Lev Lepkyĭ e Taras Schevchenko. O regente principal será Felipe Melnyk Oresten, maestro do Folclore Ucraniano Barvinok, que também assina a direção artística e musical do espetáculo.

O maestro da Ladies Ensemble, Roberto Ramos, rege duas obras: “Stoiit Hora” – mais uma canção folclórica com arranjo de Cheberko e solo de Maria Bellorin Montano (violoncelo) – e o movimento “Lacrimosa”, do Réquiem de Mozart – única peça de fora do repertório ucraniano, com participações de Renata Guidelli (soprano), Andressa Sousa (mezzo-soprano), Yago Strugulski (tenor) e Luiz Monteiro (baixo).

Serviço

Concertos em memória ao Holodomor, em conjunto com o coral e a orquestra do Folclore Ucraniano Barvinok e com a orquestra feminina Ladies Ensemble

Exposição sobre o Holodomor, em parceria com a FASBAM

  • Entre os dias 20/11 e 3/12
  • Sede da Sociedade Ucraniana do Brasil (Al. Augusto Stellfeld, 795, Centro, Curitiba)
  • Entrada franca (se possível, doar um pacote de leite em pó)
Leia Também

Leia Também