Assessoria – Ciência, filosofia, arte e espiritualidade a serviço do autoconhecimento e, por que não, da felicidade. Essa é a jornada proposta pela sétima edição do Congresso Internacional de Felicidade, que será realizada em Curitiba nos dias 2 e 3 de novembro. O maior evento do gênero da América Latina, organizado para permitir um mergulho na complexidade da vida e em conhecimentos que contribuem para o autodesenvolvimento pessoal e profissional, reúne palestrantes do Brasil e do mundo, como a filósofa indiana Sri Preethaji, líder transformacional e cofundadora do Oneness Movement, que vai falar sobre o poder da consciência. O congresso será no Centro de Exposições Positivo, em meio à natureza exuberante do Parque Barigui. As inscrições estão abertas no site.
Mais de 12 mil pessoas já participaram do evento. “O Congresso Internacional de Felicidade é uma experiência imersiva de profundo autoconhecimento e de transformação pessoal. Uma oportunidade para adquirir conhecimento com nomes de grande destaque no assunto, referências no segmento por suas histórias, atuações e estudos. É um verdadeiro encontro com a ciência da felicidade, com dezenas de palestras e vivências que transformarão pessoas”, explica Gustavo Arns, mestre em estudos da Felicidade pela Centenary University e idealizador do congresso.
A programação inclui 25 palestrantes, entre eles a escritora Monja Coen, monja zen budista, que vai abordar um tema central: “Ser feliz, é possível?”; Clóvis de Barros, doutor, autor e livre docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, palestrante há mais de 10 anos, com o assunto “A vida que vale a pena ser vivida”; a psicanalista Ana Suy, professora, escritora, doutora em pesquisa e clínica em psicanálise e mestre em psicologia clínica, autora do best seller “a gente mira no amor e acerta na solidão”, dentre vários outros livros de crônicas poéticas, com a palestra “Elogio à infelicidade”.
Também está entre os palestrantes o escritor e professor paraense Daniel Munduruku, pertencente ao povo indígena Munduruku, graduado em Filosofia e doutor em Educação, autor de 65 livros publicados no Brasil e no exterior, sobre o tema “Felicidade na cosmovisão dos povos originários”.
Outros nomes confirmados são Amyr Klink, navegador pioneiro em fazer a travessia do Oceano Atlântico a remo, com o tema “Ajustando as velas para enfrentar incertezas”, e Marcos Piangers, escritor que conta com mais de 1 milhão de livros vendidos. Piangers é um fenômeno na internet, com 6 milhões de fãs nas redes sociais e incontáveis vídeos com mais de 1 milhão de visualizações. Ele vai falar sobre “Protagonismo e felicidade – a mudança que você faz no mundo”, Mirian Goldemberg, doutora em Antropologia Social, colunista do jornal Folha de S. Paulo e da Vogue, autora de mais de 30 livros, traz a palestra “A Revolução da Bela Velhice: projetos de vida e a busca da felicidade”.
Há felicidade no trabalho?
O universo corporativo também está na pauta do Congresso. Serão apresentados cases que comprovam como a saúde e a felicidade dos colaboradores contribuem diretamente para o crescimento do negócio. A diretora de Felicidade da Heineken Brasil, Lívia Azevedo, aborda o tema “Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados”. A cientista e pesquisadora da Felicidade no trabalho, Juliana Sawaia, falará sobre “Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados”. O especialista em Felicidade Corporativa e mestre em Psicologia Positiva, Henrique Bueno, apresenta o tema “Felicidade no trabalho: ciência e prática”.
Sucesso e carreira aparecem ainda em painéis especiais como o “O que é sucesso?”, com Cris Dios, empresária fundadora do “Laces and Hair”. Também estarão no evento a bicampeã olímpica de vôlei, Sheilla Castro, a jornalista especialista em saúde integral, escritora e professora Mariana Ferrão e Aline Castro, professora de neurociência, psicanalista, consultora de saúde mental nas organizações e mentora de posicionamento de carreira. Outro painel de destaque aborda o tema “A criança que eu fui um dia”, com o poeta, escritor e compositor Allan Dias Castro e o músico e produtor Tiago Corrêa, que são criadores do projeto Reverb Poesia.
O evento conta com tradução simultânea para as palestras internacionais. Também garante intérpretes de Libras e audiodescrição. Confira a programação completa no site.
Festival da Felicidade
Paralelamente ao VII Congresso Internacional de Felicidade ocorre o Festival da Felicidade, um evento artístico e cultural gratuito que promove a reflexão, a elevação de consciência e a paz. O evento reúne a arte em suas diversas formas: música, teatro, dança, yoga, democratizando o acesso à cultura e oferecendo atividades para toda a família.
O festival reunirá diversas atrações no parque, com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, além de uma feira gastronômica e a VII Feira do Bem-estar, com livros, produtos e serviços. Na feira serão lançados livros com presença e autógrafos dos autores. O festival será junto ao Centro de Exposições Positivo e em diferentes áreas do parque Barigui, um dos maiores espaços de contato com a natureza de Curitiba.
Serviço
- VII Congresso Internacional de Felicidade
- Datas: dias 2 e 3 de novembro de 2024
- Local: Centro de Exposições Positivo – Parque Barigui (Al. Ecológica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba – PR)
- Mais informações e inscrições: https://www.congressodefelicidade.com.br/
- Instagram: @congressodefelicidade
- Patrocínio: Banco CNH e New Holland, Colégio Positivo e Pós PUCPR Digital.
- Apoio: Metalus, Helisul, Luneli e Ibema