Assessoria – Associações apresentam documento de posicionamento durante XIV Congresso Brasileiro de AVC, que ocorre de 12 a 15 de outubro de 2023, em Curitiba.
As associações reivindicam políticas públicas que possam garantir acesso à informação, ao tratamento e à reabilitação, para evitar os profundos impactos causados pelo AVC.
Com o objetivo de chamar atenção para o impacto do Acidente Vascular Cerebral (AVC) para o paciente e a sociedade, e reivindicar políticas públicas que possam garantir o acesso a um tratamento de qualidade em todo o país, um importante documento será assinado durante o Congresso Brasileiro de AVC, no dia 13 de outubro de 2023, na Reunião de Associações – Educação e Políticas Públicas.
Trata-se do “Documento de Posicionamento sobre o AVC: A Crise Silenciosa e Oculta que Aflige Nossa Sociedade”, elaborado pela Academia VBHC e coordenado pela Associação Brasil AVC -ABAVC, com sede em Joinville, em consonância com associações de apoio ao paciente.
“No III Encontro Nacional de Associações de Apoio ao AVC, que ocorreu em maio de 2023 em Joinville, as Associações de apoio ao paciente presentes organizaram sua participação como apoiadores no Documento de Posicionamento sobre o AVC. A intenção é divulgar e orientar as estratégias de informação e engajamento da sociedade, com foco na persuasão de formuladores de políticas e gestores de saúde”, explica Dra Carla Moro – Presidente do Conselho Fiscal da ABAVC.
As informações contidas no documento estão embasadas em evidências científicas e econômicas, demonstradas de maneira didática para esclarecer o real impacto do AVC em termos de sofrimento humano, prejuízo financeiro e insustentabilidade das atuais políticas de prevenção, tratamento e reabilitação pós-AVC.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil e, estima-se que uma a cada quatro pessoas terão um AVC.