quinta-feira, 27 novembro, 2025
HomeMercadoCuritiba ganha 1º hub de economia criativa da Rede Brasil Criativo

Curitiba ganha 1º hub de economia criativa da Rede Brasil Criativo

Assessoria – A capital paranaense acaba de dar um passo estratégico para fortalecer seu ecossistema de inovação e cultura. Acaba de ser lançado oficialmente o Curitiba Mais Criativa, o primeiro hub de economia criativa da Rede Brasil Criativo, movimento nacional articulado pela World Creativity Organization para conectar iniciativas que utilizam a criatividade como motor de desenvolvimento econômico e social.

Instalado no recém-inaugurado Nex House, no Batel, o hub nasce com a missão de impulsionar pessoas, projetos e organizações que acreditam na criatividade como força estratégica para gerar impacto cultural, econômico e social.

Mais do que um espaço físico, o Curitiba Mais Criativa se posiciona como um ecossistema vivo: um ponto de encontro entre governo, empresas, criadores, universidades, coletivos, profissionais independentes e sociedade civil. Sua atuação integra conexões, novos negócios, inteligência de mercado, experiências formativas, pesquisas setoriais e articulação entre diferentes atores do território.

Faísca inicial

A origem do Curitiba Mais Criativa decorre da mobilização em torno do World Creativity Day em Curitiba. A articulação entre profissionais, organizações e iniciativas durante o festival evidenciou o potencial criativo da cidade e a necessidade de uma estrutura permanente que dê continuidade a esse movimento ao longo do ano.

Em 2025, essa energia coletiva se transforma em estrutura: nasce o hub, consolidando um espaço contínuo de articulação, inteligência e desenvolvimento para o setor criativo da capital.

O que o hub vai oferecer

Para 2025, o Curitiba Mais Criativa atuará em frentes estratégicas que fortalecem o desenvolvimento da economia criativa local:

Mentoria e Consultoria
Apoio especializado com curadoria estratégica, diagnóstico e orientação para transformar ideias em projetos e projetos em impacto.

Capacitação e Desenvolvimento
Programas formativos, oficinas e trilhas de aprendizagem que ampliam repertório e fortalecem as competências da nova economia.

Eventos e Experiências Criativas
Maratonas, encontros e ativações que conectam pessoas, estimulam a cocriação e geram oportunidades reais para marcas, criadores e iniciativas.

Comunidade e Rede de Colaboração
Rede ativa com benefícios, espaços de troca, conteúdos especializados e articulação contínua entre talentos, empresas e instituições.

Inteligência e Articulação
Pesquisas setoriais, parcerias estratégicas e programas de desenvolvimento territorial que fortalecem as cadeias criativas e impulsionam o ecossistema.

Plataforma de Oportunidades
Ferramenta de conexão entre talentos criativos, projetos, negócios e iniciativas da cidade.

O lançamento: conexões, novas ideias e celebração da criatividade curitibana

Foto: @jainefotografa

O evento de lançamento, realizado na emblemática Casa de Pedra do Nex House, reuniu autoridades, representantes de instituições, empresários, criadores e lideranças do ecossistema criativo. A apresentação oficial foi conduzida pelo grupo responsável pela concepção e estruturação do hub, formado por Eugênio Calixto, Gabriel Pacher, Jennifer Tenório, Jennifer Moares, Meroly Cristina Felizardo e Raphaella Caçapava, profissionais que integram a coordenação e a governança iniciais do Curitiba Mais Criativa.

Entre os presentes estiveram: Requião Filho, deputado estadual; Edson Mariano, diretor municipal de Economia Criativa, Solidária e de Impacto; Alex Canziani, secretário estadual da Inovação e da Inteligência Artificial; Lucas Foster, fundador e presidente da World Creativity Organization, responsável pela Rede Brasil Criativo e pelo World Creativity Day; representantes de empresas parceiras, marcas criativas e criativos da cidade.

Após a apresentação oficial da proposta do hub, os convidados participaram de uma degustação orientada por marcas do ecossistema criativo local, incluindo Suntana Vinhos, Cervejaria Xamã, Queijô, Raiz Salina, Lu Marcou (bolachas gourmet), A Pimenteira (geleias e antepastos), De Tali (bolos caseiros e chocolates), Miscusi (focaccias), Lo Kofi (café especial) e Ideart (ateliê gráfico).

A proposta é clara: somar forças para posicionar Curitiba como uma das principais referências em economia criativa no Brasil.

Leia Também

Leia Também