quarta-feira, 9 julho, 2025
HomeMemorialREPERCUTINDO: Curitiba faz feio, fica em sexto lugar entre as cidades mais...

REPERCUTINDO: Curitiba faz feio, fica em sexto lugar entre as cidades mais competitivas do Brasil

Santana do Parnaiba

A Capital do Paraná fica ao lado de Santana do Parnaíba, do Estado de São Paulo. Isto é resultado dos tempos de uma cidade “bem cuidada”, slogan do alcaide Greca

 

Foram-se os tempos, particularmente aqueles em que Jaime Lerner foi prefeito da Capital – que Curitiba aparecia em posição privilegiada nos rankings nacionais e internacionais de sustentabilidade, qualidade de vida e competividade. Agora, a cidade sob a administração do alcaide Grerca e suas auto-promoções, amarga posição mediana. Digo isso para abordar o ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, ontem divulgado, que coloca as cidades de Barueri e São Caetano, em São Paulo, e Florianópolis, SC, como as mais competitivas do Brasil.

Florianópolis

Realizada pelo Centro de Liderança Pública, na primeira edição, anos atrás, colocou a cidade de São Paulo em primeiro lugar. A avaliação é feita entre 421 cidades com mais de 80 mil habitantes, onde vive mais da metade da população do país.O estudo analisa 65 indicadores, como funcionamento da máquina publica, educação, meio ambiente, inserção econômica e telecomunicações, transparência fiscal. 23 dos 27 estados usam a lista para desenvolver políticas públicas.

O CLP também divulga há 10 anos a lista dos estados mais competitivos. Várias empresas e instituições de fomenta examinam o CLP e seu ranking, para decidir sobre alocação de investimentos. Recife, no 55 lugar, é a primeira cidade fora do eixo Sul-Sudeste, a aparecer no ranking, que apresenta a seguinte classificação em 2021

São Caetano do Sul

CIDADES MAIS COMPETITIVAS DO BRASIL

1 – Barueri
2 – São Caetano do Sul
3 – Florianópolis
4 – São Paulo, SP
5 – Vitória, ES
6 – Curitiba (PR)
7 – Santana do Parnaíba, SP
8 – Porto Alegre, RS
9 – Campinas (SP)
10 – Jaraguá do Sul, SC

O Estado do Rio de Janeiro aparece  negativamente no ranking da competitividade: tem 13 de suas cidades  entre as 100 piores do país. É situação que não se repete em nenhum outro estado do Sul ou Sudeste.

Leia Também

Leia Também