HomePolíticaCuritiba e Assaí vencem Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Curitiba e Assaí vencem Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

ASN PR – Empreendedorismo aliado à educação, meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade. Com essas temáticas, as prefeituras de Curitiba e Assaí conquistaram reconhecimento nacional no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) e colocaram o Paraná como o único estado do País com dois troféus.

A atual edição recebeu cerca de 2,5 mil inscrições de práticas municipais que induzem o desenvolvimento e fortalecem o empreendedorismo por todo o Brasil. Foram 145 projetos inscritos na etapa Paraná do PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do estado.

Assaí

Localizada no norte do Paraná, a prefeitura de Assaí recebeu o primeiro prêmio da noite, na categoria Empreendedorismo na Escola. A iniciativa se chama “Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego” e mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, tendo como norte uma política de retenção de talentos, focada em agregar valor para o cidadão e para a iniciativa privada.

O prefeito de Assaí (PR), Michel Ângelo Bomtempo, recebeu o troféu e também, no encerramento da cerimônia, foi escolhido para falar em nome dos vencedores.

“É inexplicável a sensação de você trabalhar com uma grande equipe, como é a da educação, temos mais de 200 professores junto de mais de 3.700 alunos das redes municipal e estadual. Vir até aqui, receber este prêmio, é muito importante para a nossa cidade, é fruto de um trabalho de integração realizado para levar tecnologia e inovação às escolas”, enalteceu.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, se emocionou e destacou que o Paraná foi o único estado com mais de um vencedor nacional, além de frisar a importância das gestões públicas desenvolverem projetos de impacto para os municípios.

“O esforço das pessoas e da equipe técnica, em levar e demonstrar a possibilidade de transformar os municípios por meio do empreendedorismo, dos pequenos negócios, da educação empreendedora, da inovação e da tecnologia, tudo isso faz a diferença e foi o que nos levou a ser o único estado com mais de um prêmio. Uma emoção muito grande e que demonstra, na prática, o resultado do trabalho que a equipe do Sebrae faz pelo Paraná”, celebrou.

Curitiba

Já a prefeitura da capital paranaense levou o troféu com o projeto “Curitiba Cidade Sustentável”, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. Segundo Dário Paixão, secretário municipal de Inovação, a cidade estabeleceu programas modernos que levaram à implementação de políticas públicas e à criação de novos espaços. Como exemplos, Paixão cita a Pirâmide Solar e o Bairro Novo da Caximba, a eletrificação dos ônibus, as fazendas urbanas, a promoção de energia limpa e renovável, entre outros.

“Os nossos projetos têm acessibilidade, governança, inovação e muita tecnologia embarcada. Curitiba fecha um ciclo virtuoso, que promove melhoria na qualidade de vida, cria empregos, gera renda para a população, atrai novas empresas e talentos. Uma conquista do principal prêmio nacional de empreendedorismo ligado às prefeituras, com o Curitiba Sustentável”, comemorou Dário Paixão, que representou o prefeito Rafael Greca durante a cerimônia.

A noite foi coroada com a entrega do troféu para a capital paranaense pelo presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni.

“Esses dois prêmios demonstram a eficiência do trabalho desempenhado. Quando olhamos para as temáticas, vemos uma preocupação em evoluir, pois a educação, ciência, tecnologia e inovação mostram um novo caminho. Esse prêmio vem para consolidar ainda mais o Paraná e mostrar que temos polos de excelência, referências nesses assuntos, que são merecedores de ser tomados como modelo por todo o Brasil”, pontuou.

Além de Assaí e Curitiba, outras oito prefeituras paranaenses foram vencedoras estaduais e participaram da final: Bom Jesus do Sul, Cerro Azul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa.

Leia Também

Leia Também