sexta-feira, 13 junho, 2025
HomeMercadoCuritiba é a cidade que mais recebeu imigrantes venezuelanos

Curitiba é a cidade que mais recebeu imigrantes venezuelanos

Assessoria – O Ministério da Justiça e Segurança Pública prevê que a população de estrangeiros e imigrantes no Brasil ultrapasse a marca de 1,8 milhão de pessoas até o fim do ano. Nesse grupo estão residentes, residentes temporários, fronteiriços, refugiados e solicitantes de refúgio. A maioria dos estrangeiros no Brasil é de origem sul-americana, especialmente de países vizinhos como a Venezuela, que só em 2024 destinou 12.726 pessoas ao país.

De acordo com a Polícia Federal, o Paraná já recebeu 175.902 migrantes e imigrantes. Dados do SisMigra, com base nas solicitações e expedições do Registro Nacional Migratório, apresenta um retrato das regiões que mais receberam a população estrangeira. Curitiba se destaca como a cidade com maior concentração dessa população, seguida por Foz do Iguaçu e Cascavel. 

Percebendo essa mudança de idiomas, a Rede de Farmácias Nissei lançou dois cursos de espanhol, oferecidos gratuitamente aos colaboradores da rede para melhorar a comunicação com os clientes com conteúdos que abordam expressões do cotidiano, vocabulário relacionado a produtos farmacêuticos e termos técnicos do setor, tudo de forma leve, aplicada à rotina e com exemplos reais de atendimento.

A proposta da Nissei é proporcionar uma experiência de compra mais acolhedora e eficaz a todos os públicos, reforçando seu compromisso com a excelência no atendimento e com a inclusão. “Entendemos que se comunicar bem com cada cliente é fundamental para garantir segurança, empatia e qualidade no serviço prestado. Estes cursos são mais uma ação que demonstra nossa atenção às necessidades reais das pessoas”, destaca o diretor de Vendas, Marcelo Damari.

A mais recente interiorização foi realizada pela Operação Acolhida em que venezuelanos saíram de Boa Vista com destino a Curitiba e Maringá, no mês de março. Até o fim de janeiro de 2025, 145.694 imigrantes e refugiados foram interiorizados, para 1.078 municípios brasileiros pela Operação. Curitiba ficou em primeiro lugar com 8.548 pessoas interiorizadas; Chapecó (SC), com 5.963, São Paulo, com 5.961, Manaus, com 5.559, e Dourados (MS), com 4.567, fechando a lista de cidades que mais receberam migrantes e refugiados.

Os cursos

Com mais de 460 filiais distribuídas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, a Nissei segue investindo em capacitação contínua, inovação e humanização do atendimento, consolidando sua posição como uma das maiores redes de farmácias do país.

Os cursos são ofertados pela plataforma de educação corporativa Universidade Nissei e dentro do Programa de Sucessão, que visa o desenvolvimento dos profissionais na Trilha de Carreira Nissei. Os treinamentos mensais são ministrados pela Escola de Vendas Nissei.

Leia Também

Leia Também