Assessoria – A Consultoria de Imagem – reconhecida como uma das profissões do futuro pelo The New York Times – apresentou crescimento superior a 40% no último ano no Brasil. Aliado a este crescimento, Curitiba é a capital onde a profissão tem maior expansão no país, fato que a levou a sediar o IV Encontro Nacional de Consultoria de Imagem.
Os dados são da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI) e refletem o interesse dos brasileiros em sua própria imagem e estilo também como forma de gerar valor profissional ou reposicionamento de mercado.
Para que se tenha ideia, no Centro Europeu — tradicional escola de consultoria de imagem e organizadora do Encontro — a procura pelo curso saltou 2042% em sete anos, de acordo com a instituição. Atualmente, 300 alunos estão matriculados e frequentando as aulas, em Curitiba e Ponta Grossa. A escola conta com a formação mais completa em consultoria de imagem, nas modalidades online e presencial, com 188 e 146 horas/aula, respectivamente.
O que faz o consultor
O trabalho de um consultor de imagem inclui desenvolvimento de identidade visual pessoal, assessoria de guarda-roupa, assessoria de compras, consultoria de coloração pessoal, styling de cabelo e maquiagem, organização de malas para viagens, coaching executivo, palestra ou treinamento sobre imagem pessoal, personal Branding (marca pessoal), treinamento de oratória, treinamento de etiqueta, código de vestuário da empresa, desenvolvimento de uniformes, habilidades interpessoais e outros. O profissional pode atuar em áreas, como lojas, treinamento de vendedores, orientação de empresários, atendimento direto ao cliente, atendimento para políticos, marcas, shoppings e outros.
Mercado da moda
A consultoria de imagem está intrinsecamente ligada ao mercado da moda, que apresenta o maior faturamento anual no e-commerce direto ao consumidor, com vendas de US$ 525 bilhões anuais, crescendo 11,4% ao ano e com uma expectativa de alcançar US$ 1 trilhão até 2025, de acordo com informações divulgadas pelo Valor Investe.
Já um levantamento da Associação Internacional de Consultores de Imagem do Brasil aponta que Curitiba é a cidade brasileira com maior expansão no setor de consultoria de imagem.
O encontro nacional
Realizado no último dia 18 no Museu Oscar Niemeyer, o IV Encontro Nacional de Consultoria de Imagem reuniu cerca de 400 profissionais da área de consultoria de imagem, moda e beleza.
O encontro contou com exposições de grandes marcas de roupas, acessórios, maquiagens e itens técnicos da Consultoria de Imagem, palestras e talk shows de especialistas nacionais e internacionais em imagem e estilo como, por exemplo, a californiana Alyce Parsons, e brasileira radicada em Nova York, Marcia Crivorot, ambas referência mundial em consultoria de imagem.
De acordo com o coordenador do evento e supervisor do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu Curitiba, Pablo Inisio, o Brasil tem o maior crescimento de profissionais associados à AICI em todo o mundo e se destaca pela sua crescente preocupação com a imagem. “Isso se deve à forma como o brasileiro adota o autocuidado e valoriza a própria imagem. Esse fenômeno impulsiona o mercado nacional, refletindo o crescimento em diversas áreas, como moda, estilo, comportamento e beleza”, afirma.