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Curiosidade: A origem dos nomes das notas musicais: um hino católico a São João Batista!

Composto há mais de 1200 anos por um monge beneditino, o hino inspirou outro monge beneditino a batizar a escala musical

Redação da Aleteia | Jun 27, 2018

Partitura do hino a São João Batista (Creative Commons)
Partitura do hino a São João Batista (Creative Commons)

Os nomes das notas musicais, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, têm quase 1000 anos de idade e brotaram de uma fonte mais antiga ainda: eles vêm de um hino a São João Batista, composto há 1200 anos, no qual cada frase era cantada um grau acima na escala.

Os nomes das notas vêm da primeira sílaba de cada uma dessas frases, com apenas duas adaptações: o “ut” foi trocado por “dó” para facilitar o solfejo, enquanto o “si” é formado pelas iniciais de Sancte Iohannes (“ó São João”).

Eis o hino em latim, conhecido como “Ut queant laxis” ou “Hymnus in Iohannem“:

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Iohannes.

Como a construção das frases em latim é diferente do habitual em português, apresentamos abaixo uma tradução que segue a ordem das palavras mais usual em nossa língua:

“Ó São João,
limpa a culpa do lábio impuro,
para que os servos possam
ressoar a pleno pulmão
as maravilhas dos teus feitos”.

Este hino foi composto no século VIII pelo monge beneditino Paulo Diácono, que também era historiador. Ele vivia na Lombardia, no Norte da atual Itália, que ainda não era unificada. Já no século XI, outro monge beneditino recorreu a esse cântico para nomear os sons hoje tão conhecidos dessa escala: o também italiano Guido D’Arezzo.

Guido D’Arezzo, que era grande conhecedor da arte musical, regia o coro da catedral de Arezzo. Por ter sido o responsável pela nomeação das notas musicais, ele se tornou uma das figuras mais importantes da história da música.

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